Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Prefeitura prevê orçamento de R$ 637 milhões para 2013

Prefeitura prevê orçamento de R$ 637 milhões para 2013

Secretaria de Finanças apresentou a previsão de gastos e investimentos que a Prefeitura fará em 2013 durante audiência pública.

A previsão de orçamento para 2013, apresentada durante audiência pública na manhã desta terça-feira (24 de abril), é de R$ 637,2 milhões. O valor foi passado pela Secretaria de Finanças em evento realizado no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”. A vereadora Terezinha Prataviera (PT) acompanhou a audiência, juntamente com funcionários de várias secretarias de Hortolândia. O Projeto de Lei para aprovação dos vereadores ainda não foi protocolado na Câmara.

O valor do orçamento é composto por gastos e investimentos que a Prefeitura de Hortolândia prevê para 2013. Destes R$ 637,2 milhões serão destinados R$ 19,63 milhões para a Câmara e R$ 54,13 milhões para a HORTOPREV.

As secretarias que ficarão com a maior fatia de verbas são Educação com 26%, somando R$ 144 milhões, Saúde com 21%, em um total de R$ 115 milhões, Obras com R$ 107 milhões, ou 19% e Habitação com 7%, chegando a R$ 40 milhões. Foi ressaltado pela diretora de planejamento orçamentário da Prefeitura, Maria Luísa Denadai, que a maior parte do gasto da Administração é com pessoal e despesas correntes, e que isso vai aumentando ao longo dos anos a medida que são construídas escolas, unidades de saúdes, entre outros projetos. “Este ano estamos prevendo a construção de duas UPA's (Unidades de Pronto Atendimento) e temos relacionado um investimento alto para isso, o que aumenta o orçamento. Quando acabar a obra, esse dinheiro some e temos um aumento com despesas e pessoal, pois temos que contratar funcionários e manter o local funcionando. Quanto mais coisas tivermos no município, maior será o gasto com pessoal e despesas correntes”, explicou.

Durante a audiência também foram relacionadas obras que serão realizadas em 2013. Entre os destaques estão as obras do Parque Linear Santa Fé, semelhantes as realizadas no JAC 1 e 2, com obras de reservatório e serão investidos R$ 20 milhões, valor que está em fase final de aprovação na Caixa Econômica Federal. Na área de meio ambiente também serão grandes os investimentos com a construção da sede administrativa da Área de Transbordo e Triagem de Resíduos Sólidos de Construção e Demolição, com valor de R$ 50 mil do município e R$ 500 mil de recursos federais. Ainda serão implantados e adequados cinco pontos de entrega voluntária de resíduos sólidos da construção civil, com investimentos de R$ 126 mil da Prefeitura e R$ 1,4 milhões de recursos federais. Também será dado início às obras da ponte de ligação leste-oeste com recursos do município e federais.

Outro ponto importante destacado pela diretora de planejamento foi a previsão de investimento de R$ 3 milhões para implantação do PNAFM (Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal), para melhorar o atendimento à população, com recursos para informática. Este programa prevê melhorar cada vez mais a prestação de serviços pela Prefeitura e aumentar a transparência.

O economista Cristiano Rezende Penha, da secretaria de Finanças, informou que os dados apresentados durante a audiência são apenas uma previsão de gastos bem conservadora para o ano de 2013. “Todos estes valores serão revistos na Lei Orçamentária Anual de 2013, eles podem crescer ou diminuir dependendo de como a arrecadação do município estiver”, explicou.

Paula Vialto