Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Vereadores decidem realizar audiência pública sobre transporte intermunicipal

Vereadores decidem realizar audiência pública sobre transporte intermunicipal

20241009 onibus mocaoDiante dos recorrentes problemas enfrentados pela população de Hortolândia no transporte intermunicipal, os vereadores da cidade decidiram, na sessão ordinária do dia 7 de outubro, promover uma audiência pública para discutir soluções. A decisão foi motivada pela Moção de Apelo apresentada pelo vereador Dionatan Domingues (PP), que solicitou à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) a ampliação dos horários e o aumento de veículos na linha 703, que atende a cidade.

A Moção de Apelo nº 273/2024 foi apresentada após inúmeras reclamações de moradores sobre a superlotação e os longos intervalos entre os ônibus, especialmente nos horários de pico. Segundo o vereador Dionatan, as reclamações sobre o transporte não se restringem à linha 703, mas também afetam outras linhas que atendem ao município, que há anos são alvo de críticas.

Durante a sessão, diversos vereadores endossaram o pedido e ressaltaram que a situação se agravou nos últimos meses. Há uma verdadeira troca de responsabilidades entre a EMTU e a empresa permissionária que opera as linhas, mas nenhuma medida efetiva é tomada para resolver os problemas da população, ressaltaram os vereadores.

A audiência pública será uma oportunidade para que a EMTU, representantes da empresa concessionária, a população e demais autoridades discutam soluções para a melhoria do transporte público. "Precisamos de respostas e ações concretas. Não podemos mais tolerar essa falta de comprometimento com o transporte, que é essencial para o bem-estar de milhares de pessoas", afirmou Dionatan.

A data da audiência ainda será marcada, mas os vereadores reforçaram a importância da participação popular, destacando que esse é o momento de apresentar reivindicações e pressionar por mudanças no transporte da cidade.

Participação popular e busca por soluções

Os vereadores pedem que a população participe ativamente da audiência pública, trazendo relatos e sugestões sobre os problemas enfrentados no transporte. Eles acreditam que o debate aberto com a comunidade, somado à presença dos representantes da EMTU e da empresa responsável, poderá gerar soluções mais rápidas e eficientes.

A linha 703, objeto da Moção de Apelo, é uma das mais utilizadas pelos moradores de Hortolândia, e a demanda por melhorias é crescente. Muitos usuários relatam atrasos, superlotação e até a falta de ônibus em horários cruciais. Além disso, os vereadores reforçam que outras linhas intermunicipais também precisam de atenção, e que a audiência pública será um momento importante para tratar de todas as demandas.

Essa audiência se soma a outras ações do Legislativo hortolandense para buscar melhorias nos serviços públicos e garantir qualidade de vida para a população.