Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Projeto proíbe que tutores acorrentem animais domésticos

Projeto proíbe que tutores acorrentem animais domésticos

bem estar animalA causa animal agora pode contar com mais um recurso no combate aos maus tratos. Foi aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira (19 e fevereiro) o Projeto de Lei nº 94/2023, de autoria da vereadora Marcia Campos, que dispõe sobre a proibição de manter animais acorrentados no âmbito do Município de Hortolândia. A proposta agora segue para a Prefeitura para que seja revisada pelo prefeito e se receber sanção, entrar em vigor.

A proposta da vereadora prevê manter a segurança e o bem-estar dos animais domésticos na cidade, com o objetivo de evitar ações de maus-tratos, que atualmente são comuns em várias casas pelo país. Então, a proposta proíbe que os tutores mantenham animais acorrentados. A vereadora explica na justificativa do projeto que assim como os seres humanos “os animais têm sentimentos e sofrem com a falta de atenção, cuidado e amor, mantê-los acorrentados dia e noite é cruel e causa sérios danos físicos e emocionais”.

Ela ressalta que manter animais em correntes pode causar ferimentos no pescoço e corpo quando eles tentam se soltar e acabam se enroscando e muitas vezes ficam sem acesso a comida e água durante longos períodos. “Todo animal deve receber os cuidados necessários, com alojamento adequado e seguro sem a necessidade de estar preso por correntes diariamente, manter um cachorro acorrentado e sozinho é um castigo, pois o sentimento que terão é de exclusão e abandono, o que vai gerar frustração e raiva e dependendo da raça do animal ele se tornará mais agressivo”, comentou Marcia.

O Projeto ainda prevê multa para estabelecimentos comerciais e pessoas físicas que mantiverem os animais acorrentados.