Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Vereador questiona sobre aplicação de vacina contra Meningite tipo C

Vereador questiona sobre aplicação de vacina contra Meningite tipo C

vacinaSaúde é tema de Requerimento criado pelo vereador Nego. Objetivo é evitar um surto de meningite tipo C na cidade.

Vários casos de meningite tipo C têm sido divulgados pela mídia na Região de Campinas. A Secretaria de Saúde de Campinas chegou inclusive a confirmar o surto na cidade. Por isso o vereador Valdecir Alves Pereira, o Nego (PPL) decidiu criar um Requerimento questionando a Administração Municipal sobre medidas tomadas para evitar que o surto também aconteça em Hortolândia.

O Requerimento n° 25/2012 será apresentado nesta terça-feira (07 de fevereiro) e tem como ementa requerer informações sobre o fornecimento de vacina para o tipo específico de meningite. No documento o vereador informa que há possíveis casos da doença e por isso questiona a Administração Municipal sobre quantos casos já foram registrados, se houve alguma morte, e que providências estão sendo tomadas.

A vacinação da meningite tipo C no Brasil tem indicação de duas doses, com intervalo de um a dois meses entre as doses, em crianças com menos de um ano de idade, com reforço a partir dos 12 meses. Já em adolescentes e adultos a vacina é indicada para pessoas que residem em áreas endêmicas ou com alta incidência de doença meningocócica. Por isso o vereador Nego também questiona na propositura se há a possibilidade de vacinação em massa para evitar o surto, e se as vacinas já estão disponíveis para esses casos na rede municipal.

O Requerimento entra para votação na parte do expediente da sessão de amanhã e ao ser aprovada pelos outros parlamentares, será encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para responder aos questionamentos do vereador.

Paula Vialto