Vereador questiona sobre aplicação de vacina contra Meningite tipo C
Saúde é tema de Requerimento criado pelo vereador Nego. Objetivo é evitar um surto de meningite tipo C na cidade.
Vários casos de meningite tipo C têm sido divulgados pela mídia na Região de Campinas. A Secretaria de Saúde de Campinas chegou inclusive a confirmar o surto na cidade. Por isso o vereador Valdecir Alves Pereira, o Nego (PPL) decidiu criar um Requerimento questionando a Administração Municipal sobre medidas tomadas para evitar que o surto também aconteça em Hortolândia.
O Requerimento n° 25/2012 será apresentado nesta terça-feira (07 de fevereiro) e tem como ementa requerer informações sobre o fornecimento de vacina para o tipo específico de meningite. No documento o vereador informa que há possíveis casos da doença e por isso questiona a Administração Municipal sobre quantos casos já foram registrados, se houve alguma morte, e que providências estão sendo tomadas.
A vacinação da meningite tipo C no Brasil tem indicação de duas doses, com intervalo de um a dois meses entre as doses, em crianças com menos de um ano de idade, com reforço a partir dos 12 meses. Já em adolescentes e adultos a vacina é indicada para pessoas que residem em áreas endêmicas ou com alta incidência de doença meningocócica. Por isso o vereador Nego também questiona na propositura se há a possibilidade de vacinação em massa para evitar o surto, e se as vacinas já estão disponíveis para esses casos na rede municipal.
O Requerimento entra para votação na parte do expediente da sessão de amanhã e ao ser aprovada pelos outros parlamentares, será encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para responder aos questionamentos do vereador.
Paula Vialto
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia
Redes Sociais