Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Projeto prevê princípios de implantação de Cidades Inteligentes

Projeto prevê princípios de implantação de Cidades Inteligentes

Vista aerea cidadeAs “Smart Cities” são cidades que se preocupam com o futuro, pensando em projetos a longo prazo

Definir conceitos para que Hortolândia evolua de maneira inteligente, ordenada e sustentável é o que prevê ao Projeto de Lei aprovado em sessão ordinária nesta segunda-feira (18 de setembro). Os vereadores ainda apreciaram outros projetos importantes para a cidade.

O Projeto de Lei nº 72/2023, do vereador Dionatan Domingues, dispõe sobre os Princípios para Implantação do Conceito de Cidades Inteligentes "SMART CITIES", que são cidades que possuem inteligência coletiva, responsabilidade ambiental, que promovam o desenvolvimento social e que estimulem o crescimento econômico equilibrado por todo o território da cidade.

Hortolândia é uma cidade que vem crescendo nos últimos anos, e são grandes os desafios de cidades com alta densidade demográfica. Por isso é necessário um planejamento criterioso, uma distribuição equilibrada de recursos e equipamentos, além de um desenvolvimento igualitário pelo seu território, minimizando os custos econômicos e sociais para a população.

“Os gestores modernos precisam, cada vez mais, de instrumentos, métodos e processos tecnológicos, para a construção de cidades humanas, inteligentes, criativas e sustentáveis. Nesse sentido, as Cidades Inteligentes ”Smart Cities” criam um conjunto de possibilidades de uso das cidades sem precedentes, que demandam uma regulamentação, ao mesmo tempo em que criam uma possibilidade única de equilibrar a distribuição de recursos, buscando soluções com uma visão ampla e global da cidade”, justificou o autor no Projeto.

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 91/2023, do Poder Executivo, que institui o Plano de Preservação e Recuperação de Nascentes e Corpos de Água do Município. Na justificativa, a administração municipal reforça que a preservação e restauração de nascentes ou olhos d'água é um desafio, e este projeto é essencial para garantir o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para garantir água para as futuras gerações. De acordo com levantamento realizado pela equipe da Secretaria, dos 254 pontos vistoriados, que são nascentes que já tinham sido documentadas, 109 foram confirmadas, 125 foram descaracterizadas e 20 estão sob monitoramento para futura reavaliação.

Na mesma noite ainda foi aprovado o Projeto de Lei nº 114/2023, do Poder Executivo, que dispõe sobre remanejamento, transposição e transferência de dotações orçamentárias no valor de R$ 7.301.971,87. As secretarias beneficiadas foram de Mobilidade Urbana; de Cultura; de Segurança Pública; de Saúde e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Acompanhe nossas redes sociais também: