Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Compositor de Caminheiro recebe título de cidadão

Compositor de Caminheiro recebe título de cidadão

titulo jackVereador Gervásio homenageou compositor Jack com título de cidadão hortolandense.

O compositor Anair de Castro Tolentino, mais conhecido como Jack recebeu na noite de segunda-feira (05 de dezembro) o título de cidadão hortolandense das mãos do vereador Gervásio Batista Pozza (PT), em sessão solene realizado no bairro Carmem Cristina, em Hortolândia. Também estiveram presentes as vereadoras Renata Belufe e Terezinha Prataviera, ambas do PT.

Jack é começou a cantar com 7 anos e compôs sua primeira música aos 14, quando ainda morava na cidade de Patos de Minas. Iniciou sua carreira artística na dupla Lino e Leno, e depois criou a dupla Jack e Jango, inspirada em um filme de bang-bang. Em 1964 se mudou para Goiânia com para das seguimento à carreira da dupla da qual fazia parte, e em 1968 veio para o Estado de São Paulo. Chegou em Hortolândia no ano de 1974, e comprou um terreno no bairro que hoje é o Carmem Cristina, ele foi um dos fundadores do bairro, e por isso o vereador Gervásio criou o Decreto Legislativo n° 06/2011 para homenagear essa figura que já faz parte da história da cidade e do bairro.

“Eu já compus mais de mil músicas ao longo da minha carreira, e tive várias pessoas interpretando minhas músicas, como Sérgio Reis, Chitãozinho e Xororó, Jorge e Matheus. Uma das minhas músicas mais conhecidas é a Caminheiro, que já foi gravada por vários artistas. Este título pra mim é o reconhecimento do meu trabalho, e uma homenagem da cidade que me acolheu por todos esses anos. Todos os meus filhos foram criados aqui e eu ainda moro na cidade, no bairro Paineiras”, comentou ele, muito emocionado.

O vereador Gervásio decidiu homenagear o compositor pela sua história. “Jack tem uma história muito grande com Hortolândia, ele foi o primeiro morador do bairro Carmem Cristina e ajudou a construí-lo. Quando ele veio pra cá não havia nem rua aberta no bairro, e mais que ajudar o bairro ele ajudou a colocar o nome da cidade no mapa cultural, pois leva o nome de Hortolândia em todos os cantos que vai”, comentou o vereador.

“Quero agradecer ao compositor por representar culturalmente a cidade de Hortolândia. Precisamos sempre incentivar nossos artistas a crescerem. Jack está de parabéns, e merece a homenagem”, falou a vereadora Renata.

“Temos que valorizar nossos artistas, ainda mais Jack que é tem expressão nacional. Fico muito feliz por ele ter escolhido Hortolândia para morar, e fico feliz dele também incentivar a cultura, sempre participando de encontro de violeiros na cidade”, agradeceu a vereadora Terezinha.

Assista na íntegra a Sessão Solene

Paula Vialto