Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Moção pede detectores de metais em escolas estaduais

Moção pede detectores de metais em escolas estaduais

20230425 detector de metaisVereadora Marciêne apela para governador para adquirir detectores de metais

O aumento da violência no ambiente escolar no Brasil é um fenômeno que está preocupando não apenas pais de alunos, alunos e professores, mas também toda a sociedade, principalmente após os ataques que aconteceram no último mês. Com base nisso, a vereadora Marciêne Rego Pessoa Campos de Albuquerque, apresentou uma Moção de Apelo ao Governador Tarcísio Gomes de Freitas, para aquisição e instalação de detectores de metal em escolas estaduais.

A Moção, de número 90/2023, foi aprovada em sessão ordinária desta segunda-feira (18 de abril) e fala sobre o dever do poder público em garantir e disponibilizar todos os meios possíveis de proteção aos alunos, professores e funcionários das instituições de ensino. Além das políticas públicas implantadas para prevenir, dirimir e mediar conflitos, tais como a contratação de profissionais da área de psicologia, é fundamental criar barreiras físicas para restringir o acesso às unidades de ensino, tais como muros altos, cercas elétricas e detectores de metal.

O detector de metal é uma ferramenta já amplamente utilizada, principalmente nas instituições bancárias. Nas escolas, o detector de metal irá, com certeza, impedir a entrada de armas de fogo e armas brancas nas escolas. Ainda que existam correntes contrárias à instalação de detectores de metal nas entradas das instituições de ensino, visto que consideram que tal mecanismo de defesa seria ineficaz e representaria um retrocesso na visão de escola como um local aberto a todos e não resolve a raiz do problema, devemos usar todos os meios disponíveis para coibir os ataques nas instituições de ensino.