RMC aprova convite para governo do Estado expor plano de segurança para escolas
A ideia é que o Palácio dos Bandeirantes se faça representar na próxima reunião do Parlamento da RMC no mês de maio, em Sumaré, de acordo com o presidente Pepo Lepinsk, que também chefia o colegiado.
O presidente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini, informou que a cidade sediará um seminário sobre segurança em escolas no início de maio.
Outro destaque do encontro foi a criação da Comissão de Habitação e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, além da escolha dos membros de outras sete comissões, que irão atuar na biênio 2023/2024 (confira abaixo).
Estavam presentes da Câmara de Hortolândia, o presidente do Legislativo, o vereador Edivaldo Sousa Araújo, e os vereadores Aldemir Clemente, Derli de Jesus Athanázio Bueno, Dionatan Domingues, Márcia Campos, e Paulo Pereira Filho, Paulão, que esteve representando a União dos Vereadores do Estado de São Paulo.
MOBILIDADE URBANA
Emiliano Stanislau Affonso Neto, especialista em Mobilidade Urbana, foi o convidado da 3ª reunião do ano do Parlamento Metropolitano da RMC.
Emiliano abordou o tema “Mobilidade Urbana em Tempos de Trem-Bala”. Engenheiro formado pela Universidade Mackenzie (SP), com diversos cursos de especialização na área de transporte público e grande atuação na área de transporte por todo o país, Emiliano aceitou o desafio de falar sobre o Trem de Alta Velocidade (TAV), popularmente chamado de Trem-Bala, aos membros do colegiado na manhã desta sexta-feira (14).
O engenheiro falou sobre a história dos trens no mundo e como os países mudaram a partir da implantação dos modais. Emiliano destacou que o trem bala é uma solução eficiente e sustentável para o transporte de passageiros na RMC, mas lembrou que é preciso ir além do que é óbvio na execução do projeto.
“Nos países em que o TAV passou a ser uma realidade, a população pode observar a melhoria em questões bem menos aparentes, como o crescimento das universidades, o aumento no número de conferências e eventos, a prosperidade cultural, e tantas outras mudanças para os municípios e a população, que merecem destaque e que valem todo este debate que hoje os parlamentares fazem aqui”, avalia.
“Não é possível ficarmos de fora disso”, afirma Pepo, seguido por todos os demais presidentes de Câmara da RMC que, mês passado, foram surpreendidos com a exclusão da cidade de Campinas do trajeto do trem, que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro. No trajeto inicial, Campinas ganharia uma plataforma de embarque/desembarque, o que acabou sendo suprimido na versão final do edital.
“A luta agora é para mantermos o trajeto inicial e não deixarmos de fora deste projeto, nossos quase 4 milhões de habitantes, que se beneficiariam com o projeto”, afirma Wagner Morais, presidente da Câmara de Nova Odessa. “Vamos lutar até o fim para esta mudança”, lembrou.
NOVAS COMISSÕES
Confira a formação das comissões:
Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social
- Tiago de Paula (Vinhedo)
- Ailton Fumachi (Itatiba)
- Ramon La Martini (Morungaba)
- Erivelton Marcos Proencio (Jaguariúna)
Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana
- Vitor Gabriel (Monte Mor)
- Luiz Rossini (Campinas)
- Paulo Pereira Filho (Hortolândia)
- Luiz Vieira (Vinhedo)
Comissão de Saúde
- Silene Silvana Carvalini (Indaiatuba)
- Tiago de Paula (Vinhedo)
- Afonso Lopes da Silva (Jaguariuna)
- Edvaldo Souza Araujo (Hortolândia)
Comissão de Proteção Animal e Meio Ambiente
- Ramon La Martini (Morungaba)
- Pedro Reinaldo Rosa (Rafard)
- Márcia Campos (Hortolândia)
Comissão de Segurança
- Tomás Federicci (Morungaba)
- Adilson Paranhos (Monte Mor)
- Silvio Natal (Nova Odessa)
Comissão de Proteção à Mulher
- Silene Silvana Carvalini (Indaiatuba)
- Naila de Souza (Vinhedo)
- Altran José de Lima (Monte Mor)
- Edivaldo Souza Araujo (Hortolândia)
Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência
- Márcia Campos (Hortolândia)
- Pastor Léo Fernandes (Vinhedo)
- Derlei de Jesus Athanazio Bueno (Hortolândia)
- Hélio Silva (Sumaré)
- Elvis Ricardo/Pelé (Nova Odessa)
Comissão de Habitação
- Elvis Ricardo/Pelé (Nova Odessa)
- Luiz Rossini (Campinas)
- Aldemir Clemente da Silva (Hortolândia)
Comissão de Educação, Cultura e Esporte
- Prof. Adriel (Monte Mor)
- Hélio Pereira da Silva (Sumaré)
- Tiago de Paula (Vinhedo)
- Derli de Jesus (Hortolândia)
- Paulo Pereira Filho (Hortolândia)
*Informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Nova Odessa
Redes Sociais