Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Carnês de IPTU 2023 serão cancelados

Carnês de IPTU 2023 serão cancelados

20230214 iptu33,8 mil carnês serão substituídos e valores serão baseados em tabela de 2022

A Prefeitura de Hortolândia cancelará 33,8 mil carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Os vereadores da Câmara estiveram em reunião com o Prefeito Zezé Gomes, nesta segunda-feira (13 de fevereiro), que anunciou essa mudança, voltando a cobrança com base nos valores de 2022.

Os vereadores foram até o prefeito para conversar sobre a preocupação dos moradores com o aumento repentino do IPTU de um ano para o outro. “Estivemos com o prefeito e ele ouviu os vereadores. Fomos lá para falar das nossas preocupações com a população que foi pega de surpresa pelo aumento do imposto. O Poder Legislativo está trabalhando em prol da população de Hortolândia”, comentou o presidente da Câmara, Edivaldo Sousa Araújo (PSD).

Em comunicado na noite de ontem, o presidente ressaltou que essa nova cobrança será revista e serão enviados novos carnês para a população, que terá até o dia 24 de março para fazer o pagamento da taxa que será baseada nos valores de 2022. As modificações nos valores foram feitas através de levantamento aerofotogramétrico contratado pela Prefeitura, que identificou que, em 14 anos, a cidade passou de 8 milhões metros quadrados de construção para 12 milhões, entre residências e espaços comerciais. O levantamento aerofotogramétrico encomendado pela Prefeitura para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, por meio de tratativas estabelecidas pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).

De acordo com a Secretaria de Finanças, serão suspensos 33.869 carnês de IPTU-2023. Já os outros 52,8 mil carnês, que não tiveram dados de construção alterado, seguem com a cobrança normalmente, mas com vencimento de cota única, ou primeira parcela, prorrogada para 24 de março, assim como os carnês cancelados.

Confira o pronunciamento do presidente da Câmara na última segunda-feira (13 de fevereiro)

Mais informações ou dúvidas:

Posto de Atendimento ao Contribuinte/Protocolo Geral, localizado no Paço Municipal, Rua José Cláudio dos Santos, 585, Remanso Campineiro

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h