Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Moção de vereadora pede criação de Delegacia de Violência contra a Mulher

Moção de vereadora pede criação de Delegacia de Violência contra a Mulher

Terezinha apresentou documento que ressalta a importância de criação de Delegacia especializada em violência contra a mulher em Hortolândia.

violenciaA vereadora Terezinha Prataviera (PT) apresentou na última sessão da Câmara de Hortolândia, realizada no dia 22 de novembro, Moção de apelo pedindo a criação de Delegacia ou divisão especial para atendimento de casos de violência contra a mulher. A propositura foi aprovada pelos parlamentares e encaminhada ao Governo do Estado de São Paulo.

Na Moção de n° 150/2011 a vereadora destaca a importância da criação desta delegacia ou divisão especial para um atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica, crime que segundo levantamento feito pelo Instituto Sangari, com base nos dados do Sistema Único de saúde, uma média de dez mulheres foram assassinadas por dia no Brasil, em dez anos. “Esta média é acima do padrão internacional. A motivação geralmente envolve a violência doméstica, sendo o parceiro ou ex-parceiro responsável pela agressão”, ressaltou a vereadora na Moção.

Ainda de acordo com dados da Moção, em outubro de 2010, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, divulgou balanço da Central de Atendimento a Mulher (Disque 180) referente a atendimentos registrados de janeiro a setembro, mostrando relatos de ameaça. Lesão corporal e cárcere privado. “Os principais agressores são os maridos, companheiros e ex-companheiros. Os relatos mostram que 58% das vítimas são agredidas diariamente, e em 51% dos casos as mulheres relatam risco de morte”, diz a Moção.

Com base nestes dados a vereadora julgou necessária a criação da Moção de apelo para a criação desta Delegacia ou divisão especial dentro do município de Hortolândia para que estes números sejam diminuídos e até zerados na cidade. Um pessoal especializado pode trazer mais segurança para as mulheres na hora da denúncia, incentivando os relatos das mulheres e consequentemente evitando muitas mortes por crimes passionais.

Paula Vialto