Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Uso de sacolas ecológicas se torna obrigatória nesta quinta-feira

Uso de sacolas ecológicas se torna obrigatória nesta quinta-feira

Sacolas ecológicas se tornam obrigatória por causa de Lei criada pelos vereadores Zezé e Renata Belufe.

eco bagsA Lei que dispõe sobre o uso obrigatório de sacolas ecológicas em estabelecimentos privados de Hortolândia entra em vigor em definitivo nesta quinta-feira (24 de novembro). A Lei n° 2.315/2009 é de autoria da vereadora Renata Belufe (PT) e do presidente da Câmara, José Nazareno Gomes, o Zezé (PT).

O Projeto de Lei foi apresentado em 2009 pelos dois vereadores e previa a substituição do uso de sacolas plásticas por sacolas ecológicas, que não utilizam resina de petróleo, em estabelecimentos privados e nos órgãos e entidades do Poder Público de Hortolândia. A Lei teve dois anos de caráter facultativo e torna-se obrigatória a substituição a partir do dia 24. A Lei ainda prevê advertência, multa e até suspensão temporária das atividades do estabelecimento caso a Lei seja descumprida. “A preocupação com o meio ambiente está crescendo em todo o mundo, e Hortolândia está dando um grande passo com a mudança do hábito do uso da sacola plástica”, comentou Zezé.

A Lei foi criada pelos dois vereadores pensando no combate a degradação do meio ambiente, pois o plástico demora cerca de 500 anos para se decompor, e seu descarte irregular causa entupimento de encanamento de esgotos causando enchentes. Pensando nisso foi proposto o uso da sacola ecológica feita com material oxi-biodegradável ou de material retornável. “Por ano são utilizadas cerca de 700 milhões de sacolas plásticas em todo o Brasil nas redes de supermercado. Isso é um grande problema para o meio ambiente, e em Hortolândia estamos fazendo a diferença, é só o início, mas temos que começar e dar o exemplo”, comentou a vereadora Renata Belufe.

Inauguração Shopping

A obrigatoriedade do uso das sacolas entra em vigor no mesmo dia de inauguração do Shopping Hortolândia. Portanto as lojas do complexo comercial já terão que se enquadrar na Lei e oferecer à seus clientes sacolas ecológicas. “O Shopping Hortolândia e suas lojas terão que se adaptar à nova Lei que vai vigorar na cidade em definitivo. Estaremos de olho para ver se realmente a Lei estará sendo cumprida, esperamos todo o apoio dos lojistas nesta questão tão importante para nossa cidade”, frisou Zezé.