Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Nova via melhora acesso entre Hortolândia e Sumaré

Nova via melhora acesso entre Hortolândia e Sumaré

Obra entre o Orestes Ôngaro e Nova Veneza duplica a capacidade de tráfego e trará mais desenvolvimento à região

Foi entregue na manhã desta quinta-feira (02 de setembro) a nova ligação viária entre as cidades de Hortolândia e Sumaré, nas regiões do Parque Orestes Ôngaro e Distrito de Nova Veneza. A nova ligação que já entrou em funcionamento garantirá a duplicação da capacidade de tráfego entre as duas cidades naquela região.

As obras foram executadas pela Loteadora Empreendimentos Imobiliários SPE Ltda. sem qualquer custo para as duas prefeituras com base em um Termo de Ajuste firmado com Sumaré, e também com a antecipação da conexão viária no bairro Jardim Flórida, através de 312 metros da Avenida 1.

Durante a entrega da via o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes (PL), ressaltou a importância estratégica desta integração regional. “Hortolândia e Sumaré estão ligados historicamente e a abertura de mais uma via de ligação aproxima as cidades e propiciará um maior desenvolvimento nesta região que será loteada. Serão novos moradores, o que vai atrair novos comércios e serviços. Toda essa grande região ganha”, comentou o prefeito.

No total foram feitas obras em 1.618 metros com a duplicação da Avenida Pedro Paschoal dos Santos a partir de um trecho existente no balão de acesso ao Condomínio Real Park, em Sumaré, somando 968 metros, e 325 metros de doação e implantação de prolongamento da mesma avenida até a ligação com Hortolândia, com pista dupla. “Este evento privado possibilitou melhorias naquela região para muitos moradores que ali residem e que futuramente residirão, e mostra como é importante a participação de investidores e empreendedores em uma relação sadia com as prefeituras para gerar benefícios para os munícipes”, comentou o presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL).

O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, lembrou que a obra foi totalmente paga pela loteadora, sem qualquer envolvimento financeiro de Hortolândia e Sumaré, e que as duas cidades se beneficiarão muito com essa nova passagem. “Assim como Hortolândia, hoje, Sumaré trabalha com planejamento. A loteadora tinha o desejo de lançar o empreendimento habitacional nesta região e, para isso, era necessário a construção desta avenida que tem uma grande importância para as duas cidades e, claro, para as suas comunidades”, afirmou.

Ainda foi anunciado durante o encontro, pelo deputado estadual Dirceu Dalben que a Estrada Valêncio Callegari (Estrada da Honda) será duplicada no perímetro urbano de Sumaré. De acordo com o deputado, as obras já devem se iniciar em 2022, beneficiando principalmente moradores de Hortolândia que utilizam o local como acesso à Rodovia Anhanguera. “Há cerca de 20 anos vínhamos lutando para essa duplicação e junto com o prefeito Luiz Dalben, por meio de parceria com a iniciativa privada, o trecho de Sumaré da estrada será duplicado até o novo Portal construído pelo prefeito Zezé. Isso sem dúvida trará mais segurança para todos os motoristas em uma via que concentra um grande fluxo de veículos”, argumentou Dalben.

Também estiveram na solenidade o vereador Edivaldo Souza Araújo (PSD), o secretário de P Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Pratavieira Júnior, o secretário de Habitação, Rogério Mion, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira, e o secretário adjunto de Obras, Renato Sarto, e o chefe de Gabinete, Claudinei Prazeres.

* Com informações da Prefeitura de Hortolândia