Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Sebrae oferece parceria com Parlamento Metropolitano

Sebrae oferece parceria com Parlamento Metropolitano

Encontro mensal ainda teve apresentação de trabalho do Instituto CajuData/CETEFE sobre trabalho para pessoas com deficiência

Sebrae e Parlamento Metropolitano da RMC estão unindo esforços para ajudar empreendedores da região de Campinas na retomada dos negócios após a pandemia. Esta nova parceria foi apresentada aos presidentes de Câmaras da RMC durante o encontro mensal realizado na manhã desta sexta-feira (03 de setembro) em Jaguariúna.

Sob o comando do presidente do Parlamento, o presidente da Câmara de Campinas, Zé Carlos (PSB), abriu os trabalhos falando da importância do Sebrae para o desenvolvimento da região e que a parceria pode trazer muitos benefícios. “Vamos ter boas oportunidades para a população das nossas cidades, o trabalho deles é excepcional, vários empresários em Campinas mudaram de vida com o apoio do Sebrae”.

O objetivo da parceria é que o Sebrae entre com as capacitações para novos empreendedores, micro e pequenos empresários, para alavancar a economia da região após seu enfraquecimento e, consequentemente, o fechamento de inúmeros negócios devido a pandemia do Coronavírus. “Nossa missão é focada em cuidar das pessoas, por isso oferecemos diversos cursos, em várias áreas e fechamos parcerias com o Senai, Sesi, Senat e Senar para dar todo o respaldo para quem quer investir em um negócio”, comentou o diretor de Administração e Finanças do Sebrae.

Os vereadores são os que estão mais próximos da população, são eles que conhecem as reais necessidades de cada bairro e de cada cidade. “É isso que queremos, essa parceria de vocês, vereadores, que estão em contato com a população, que sabe a demanda, para que possamos oferecer cursos que farão a diferença para essas pessoas, que mudarão a vida de muitas delas e que com o preparo e suporte que oferecemos terão mais oportunidade de prosperar”, completou o diretor.

Atualmente o Sebrae já desenvolve ações com as prefeituras de várias cidades, mas a aproximação dos vereadores vai facilitar a comunicação e oferta de produtos específicos, que realmente atendam aos anseios daquela categoria. Uma das ideias passadas aos parlamentares foi a criação do Sebrae no Seu Bairro. “Nós, do Sebrae, levaremos a capacitação, consultoria, material de apoio e toda a nossa base operacional ao bairro, e os parlamentares terão o objetivo de sensibilizar as pessoas daquela região e disponibilizar um local para os atendimentos. Não haverá custo para a cidade, a Câmara e nem para os moradores, tudo é ofertado de maneira gratuita”, explicou Lívia Bernardes, gestora de Programas de Inovação do Sebrae.

Hortolândia é uma cidade que já conta com a parceria vitoriosa com o Sebrae. “Atualmente temos mais de 61 cursos em parceria com a instituição, e essa possibilidade de parceria é incrível, pois garante oportunidades para aqueles que já são microempreendedores e aqueles que querem começar um negócio, para garantir uma retomada econômica forte. Muitas pessoas perderam seus empregos e passam por uma situação difícil, e essa parceria poderá dar ferramentas para as pessoas deixem essa situação de vulnerabilidade e também garantir para aqueles que já têm pequenas rendas com artesanato, como mulheres que fazem crochê e pano de prato, por exemplo, a se qualificarem para ter uma renda estruturada”, analisou o presidente da Câmara de Hortolândia, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL).

Outro detalhe importante passado pela equipe aos vereadores é a necessidade de modificações na legislação local para que ela seja mais acolhedora ao empreendedor, garantindo a ele facilidade de abertura e instalação. “Muitos querem usar o endereço de onde moram, dentro de um condomínio, e hoje, muitas cidades não permitem. Não é que ele vá fazer comércio naquele local, mas ele precisa de um endereço e essa barreira pode ser rompida com mudanças simples”, falou o gerente regional de Piracicaba e Região do Sebrae, Fábio Gerlach.

Instituto CajuData/CETEFE

Também esteve presente o representante do Instituto CajuData/CEFETE (Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial) que trabalha com a digitalização de acervos de documentos e audiovisual empregando apenas pessoas com deficiência, promovendo a inclusão social dessas pessoas, que normalmente estão à margem no mercado de trabalho.

A apresentação foi feita pelo diretor do Instituto CajuData, Pedro Garcez, que falou da importância da inclusão e que atualmente no Brasil apenas 330 mil das 30 milhões de pessoas com deficiência no Brasil estão empregadas com carteira assinada. “Oferecer a inclusão é muito importante, e manter os dados dos Poderes também, além de ser importante é obrigação. O CETEFE oferece, além da digitalização do acervo, a identificação de onde economizar com papel tornando os processos digitais”, comentou Garcez.

A Câmara de Hortolândia atualmente avalia como proceder com a digitalização de suas leis. “Estamos avaliando como será nosso processo, mas a apresentação da CETEFE foi incrível, pois mostrou todo o trabalho deles e como tudo é feito com pessoas com deficiência. Quando tem algum contrato fechado em uma cidade, um dos funcionários vai até lá e faz um levantamento das pessoas com deficiência e as prepara para realizar todo o trabalho”, finalizou Paulão.