Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Agressor de animais terá que arcar com despesas veterinárias

Agressor de animais terá que arcar com despesas veterinárias

Proposta da vereadora Marciêne Ceará prevê que, quando identificado agressor, ele será responsável pelo tratamento veterinário e medicamentos

Responsabilizar financeiramente pessoas que cometeram maus-tratos ou atos de crueldade em animais que não são de sua propriedade é o tema do Projeto de Lei Complementar 4/2021, que altera a Lei 873/2001, que instituiu o Código de Posturas, de autoria da vereadora Marciêne Ceará (REDE). O Projeto foi aprovado pelos vereadores em sessão ordinária desta segunda-feira (30 de agosto) na Câmara Municipal de Hortolândia.

A atual legislatura, sancionada ano passado pela Lei 14.064, prevê aumento de punição penal para quem praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais, prevendo pena de dois à cinco anos de reclusão, multa e proibição de guarda de novos animais. Mas de acordo com a vereadora, a legislatura não fala sobre arcar com a recuperação do animal, por isso ela faz alterações no Código de Postura Municipal, para prever a responsabilização financeira de tratamentos veterinários e de medicamentos, para terceiros que agrediram animais com donos ou animais de rua.

“Os maus-tratos cometidos contra os animais, infelizmente, são uma realidade que vivenciamos a todo momento, contudo, ainda que nos últimos anos inúmeras foram as ações desenvolvidas em favor dos direitos dos animais, estamos longe de alcançar um patamar ideal de tratamento adequado a eles”, comentou a parlamentar na justificativa.

Por isso a vereadora acredita que é necessário, além de endurecer a legislação no aspecto criminal, impor responsabilidade por despesas com resgate e tratamento dos animais, quando é possível a identificação do agressor, já que nem sempre o poder público dispõe de recursos para resgatar e atender todos os animais maltratados e em situação de risco.

“Hoje sabemos que o número de animais abandonados continua crescendo a cada dia em nosso país e também em nossa cidade. Vimos diversas notícias e denúncias de atos de crueldade com animais que já se encontram em situação de extrema vulnerabilidade e ao se depararem com pessoas, que, ao invés de se sensibilizarem com a situação de abandono resolvem cometer agressões e maus tratos. Por isso a proposta visa responsabilizar o agressor, que uma vez identificado por testemunhas ou por imagens capturadas pelo sistema de câmeras, deverão arcar com o tratamento desse animal”, comentou a vereadora durante a sessão.

Sessão

Na mesma sessão ainda foram aprovados outros Projetos, confira abaixo:

• Projeto de Lei nº 88/2021, do vereador Derli de Jesus Athanazio Bueno (MDB), que dispõe sobre a denominação do Teatro da Unidade Arlindo Zadi, no Jardim Amanda II, de Elizabeth Keller de Matos.

• Projeto de Lei nº 90/2021, do Poder Executivo, que dispõe sobre desafetação de imóvel que especifica e autoriza permuta e pagamento. A propositura desafeta imóvel no Jardim das Figueiras I e faz uma permuta com dois terrenos da Arquidiocese de Campinas no Jardim Interlagos. A troca feita pela Prefeitura foi necessária por causa de obras viárias realizadas no Interlagos, e para compensação do proprietário da área previu através desse projeto a permuta pela área no Jardim das Figueiras I.

• Projeto de Lei nº 96/2021, do vereador Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL), que dispõe sobre a denominação da via pública localizada entre a Estrada Municipal Geraldo Costa Camargo e a área reservada ao domínio público do DER/SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), dando o nome de Rua Pastor Dong Joo Park.

• Projeto de Resolução nº 3/2021, da Mesa Diretora, que regulamenta a Lei 1.339/2003, que dispõe sobre a consignação de desconto em folha de pagamento dos servidores no âmbito do Poder Legislativo.

• Acatado veto total ao Projeto de Lei 27/2021, do vereador Dionatan Domingues (PSDB), que institui o Sistema QR Code de informações na cidade. A propositura segue para arquivamento.

• Projeto de Lei nº 10/2021, do vereador Paulão, que dispõe sobre a instalação de válvula de retenção de ar antes do hidrômetro nos cavaletes de água.

• Rejeição do Parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação ao Projeto de Lei nº 28/2021, do vereador Ananias José Barbosa (PSD), que dispõe sobre alterações na Lei nº 920/2001, que autoriza o Poder Executivo a conceder prêmio ao servidor público municipal por participação em Campanha Nacional de Vacinação.

• Projeto de Lei nº 29/2021, do vereador Paulão, que altera dispositivos que especifica da Lei nº 2.974/2014, que dispõe sobre a criação do PAESP – Pronto Atendimento Especial e Preferencial.

• Projeto de Lei nº 44/2021, do vereador Ananias, que dá denominação de Dozolina da Conceição Trainotti Gomes para a Avenida Marginal 1 do Jardim São Felipe.

• Projeto de Lei 48/2021, do vereador Paulão, que institui a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Bucal celebrada na primeira semana de novembro.

Imagem de Ilona Ilyés por Pixabay