Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Falta de estoque em banco de sangue preocupa vereador

Falta de estoque em banco de sangue preocupa vereador

Requerimentos e Moções abordam sobre coleta que diminuiu muito durante a pandemia

Os baixos níveis dos bancos de sangue que atendem a região de Campinas acenderam um alerta no vereador Eduardo Lippaus (PTB), que levou questionamentos para dentro da sessão da Câmara, nesta segunda-feira (23 de agosto). O parlamentar elaborou requerimento e moções para alertar e pedir informações sobre a necessidade de uma ação imediata e de planejamento para não haver falta do material, tão importante para salvar vidas.

Em conversa com o coordenador da Divisão de Hemoterapia da Unicamp, Dr Bruno Deltreggia Benites, o vereador recebeu informações que os estoques estão baixos devido a falta de voluntários na pandemia, e várias cirurgias eletivas já tem sido adiadas, por causa disso, pois o sangue armazenado tem que ser deixado para emergências e pacientes com doenças graves. “O banco se sangue armazena em seu estoque a vida, porque o sangue é a principal fonte da vida. O diretor me passou várias informações importantes e preocupantes, por isso faço questionamentos à Prefeitura sobre campanhas de incentivo à doação para que os estoques não entrem em colapso”, comentou Lippaus.

O parlamentar lembrou que na cidade há quatro grupos que já trabalham com a coleta de sangue para ajudar no estoque da região, mas que com a instalação de leitos de UTI na cidade e um novo tomógrafo é preciso um planejamento eficaz para não haver problemas com a destinação de bolsas de sangue. No Requerimento nº 414, que pede informações sobre incentivo à doação, há um questionamento se a Secretaria de Saúde já tem uma previsão de consumo de bolsas de sangue quando a reforma do Hospital e Maternidade Municipal Governador Mário Covas, se o consumo irá e se o Hemocentro já tem informações sobre isso. O vereador ainda pergunta se há campanhas de incentivo na cidade e quais são elas, se existe parceria com o Hemocentro para campanhas periódicas na cidade e qual a média de uso de bolsas de sangue no Hospital.

Ainda com relação ao assunto, Lippaus apresentou as Moções 167 e 168, de apelo ao Governo do Estado de São Paulo para ampliar as campanhas de doação de sangue e de congratulações a equipe do Hemocentro da Unicamp pela qualidade do serviço prestado, respectivamente.

Crédito foto: Imagem de Ahmad Ardity por Pixabay