Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Acessibilidade

Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara participa de Campanha de Agosto Lilás
Início do conteúdo da página

Câmara participa de Campanha de Agosto Lilás

Equipe do Departamento de Direitos Humanos visitou Poder Legislativo para conscientizar sobre importância do combate à violência contra a mulher


Distribuir laços lilases, símbolo da conscientização pelo fim da violência contra a mulher, na Câmara Municipal de Hortolândia foi o que fez a equipe do Departamento de Direitos Humanos, da Secretaria de Governo, na manhã desta terça-feira (24 de agosto). Os laços foram distribuídos para funcionários efetivos, comissionados e vereadores em alusão ao Agosto Lilás.

A visita começou pelo gabinete do vereado Luiz Carlos Silva Meira (PL), autor da Lei 3.576/2018, que instituiu a Campanha Municipal de Conscientização pelo fim da violência contra a Mulher “Agosto Lilás”. “A vinda da equipe na Câmara é muito importante para ajudar a divulgar mais esta campanha tão importante para pôr fim à violência doméstica contra a mulher. O objetivo da lei foi articular uma série de ações preventivas, falando para a sociedade em geral que a violência contra a mulher é crime e toda mulher tem direito a viver uma vida sem violência”, comentou Luiz na justificativa da lei.

Estiveram presentes na visita a chefe de setor de Política das Mulheres, Jacyra de Souza, e a coordenadora do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), Josefa Teixeira. Em visita aos gabinetes e setores elas explicaram o significado da campanha e a importância do encaminhamento correto das mulheres para o CRAM, e todo o serviço prestado às mulheres, além de rodas de conversas sobre o tema.

O presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL), falou da importância do trabalho de proteção às vítimas. “Temos que proteger as mulheres, e o trabalho que vem sendo realizado é muito importante na nossa cidade. Já acompanhei caso de uma mulher que teve que deixar a cidade e ir para longe para se proteger e proteger a filha do ex-companheiro agressor”, comentou ele.

Mais proteção à mulher

Além da Lei elaborada pelo vereador Luiz em 2018, a Câmara aprovou nesta semana um Projeto de Lei que veda a contratação de agressores de mulheres para cargos em comissão, efetivos, terceirizados da Administração Direta e Indireta, além de autarquias e Poder Legislativo em Hortolândia. De autoria do vereador Dionatan Domingues (PSDB), a proposta veda ainda qualquer parceria, contratação de empresas ou participação de licitações, visando afastar do serviço público pessoas que contrariam os direitos da mulher, das crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.

Fim do conteúdo da página