Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara pede solução para problemas com CPFL

Câmara pede solução para problemas com CPFL

20210528 cpflVereadores buscaram informações para solucionar reclamações de cidadãos

Os constantes problemas enfrentados pela população de Hortolândia com a CPFL levaram a Câmara de Hortolândia a pedir um encontro com representante da empresa para buscar soluções para casos que vêm se arrastando por muito tempo. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (27 de maio), na sala da presidência do Poder Legislativo, e contou com a presença de vereadores, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Obras, além da consultora de negócios da CPFL Talita Pinotti.

Os principais problemas apontados na reunião foram podas de árvores que estão com galhos encostados ou muito próximos da fiação elétrica, corte de árvore incompleto, problemas com transmissão oscilante de energia em algumas regiões, além de mudança de local de postes de iluminação e de fiação elétrica. Os vereadores Derli (MDB) e Edivaldo (PSD) comentaram da demora da remoção de árvores quebradas, danificadas por chuvas, que destroem calcadas e com placas de corte do projeto “Arborização Mais Segura” da CPFL.

“Temos casos de árvore quebrando calçada com pedido para corte de mais de cinco anos, e uma árvore seca com pedido de retirada de mais de três anos”, comentou o vereador Derli.

“As placas de corte estão há mais de 3 anos penduradas e não foi feita a retirada, também tivemos bairro de chácara onde as árvores foram cortadas, mesmo sem necessidade ou vontade dos moradores. Eu gostaria muito de ter acesso ao histórico de corte de árvores do projeto de arborização, quantas já foram e quantas ainda serão cortadas, assim posso passar informação segura para a população que me questiona diariamente sobre isso”, pediu o vereador Edivaldo.

Os problemas com oscilação de energia na região dos bairros Jardim Aline e Guedes foram elencados pelo vereador Enoque (MDB). “Temos muitos problemas com ligações clandestinas, já identificamos mais de 600 em um local, e isso sobrecarrega para as outras casas. Por volta das 18hs, todos os dias nessa região a energia cai e muitos moradores me procuram reclamando de eletrodomésticos queimados. Eles têm muito prejuízo, precisamos pensar em ações em conjunto para oferecer uma energia de qualidade para aquela região”.

A consultora de negócios da CPFL, Talita, explicou aos vereadores quais pontos realmente são de responsabilidade da CPFL e quais são do município. “As árvores são de responsabilidade do município, um contrato em andamento prevê que a CPFL faça a poda preventiva de árvores que estão em contato com as linhas de energia. Mas as outras questões são de responsabilidade da prefeitura, mesmo em casos em que as árvores estão muito próximas da linha, nós não mexemos. Nesses casos precisamos agendar o desligamento da linha de transmissão para permitir que as equipes da prefeitura possam realizar o serviço. Esse pedido é demorado, pois precisamos avisar todos os moradores, planejar o desligamento, e agir em conjunto com a Prefeitura”.

Os parlamentares também pediram explicações sobre a remoção de postes. O vereador Aldemir Clemente (PODE) falou sobre um caso de um munícipe que tem o poste na frente de sua garagem e não consegue a remoção. Nesse caso a consultora explicou que só é feita a remoção com o pagamento de uma taxa, e ela é alta, pois envolve a retirada do poste, mudança de fiação da CPFL e também das empresas de Telefonia e Internet. “Atualmente, quando se cria um novo loteamento, a CPFL instala os postes nas divisas dos lotes, mas em loteamentos mais antigos, com a subdivisão de lotes, acontece do poste ficar em uma das garagens”, relatou Talita.

A equipe da Prefeitura também passou alguns problemas que acontecem com redes, árvores e outras questões envolvendo a empresa, principalmente na questão de remoção das árvores através de contrato firmado anteriormente e pelo programa Arborização mais Segura. Essas informações serão discutidas mais profundamente em uma reunião online que será realizada na segunda-feira (31 de maio) com uma equipe específica da CPFL, o Poder Executivo, e o Poder Legislativo. Ali serão repassadas as necessidades da cidade, além de estreitar o relacionamento de parceria entre a equipe que atende Hortolândia e os Poderes. “Queremos oferecer um tratamento diferenciado para a cidade, que mantém suas contas em dia com a CPFL, através da Prefeitura. Hortolândia é uma cidade em franco desenvolvimento e precisamos ajustar algumas situações para que todos fiquemos satisfeitos com os trabalhos desenvolvidos”, frisou Talita.

“Vai ser muito importante a Câmara participar desta reunião, como ouvinte, para que os parlamentares possam ter uma total dimensão do que será feito na cidade e poder passar informações com mais precisão para a população que nos procura todos os dias com demandas sobre árvores, postes e energia no geral”, finalizou o presidente da Câmara, Paulão (PL).

Também estiveram presentes na reunião os vereadores Clodoaldo Santos da Silva (MDB), Daniela Laranjeira (PSD) e Luiz Regional (PL).