Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Vereadora Terezinha faz Moção para apoiar luta contra o câncer de mama

Vereadora Terezinha faz Moção para apoiar luta contra o câncer de mama

Moção apóia campanha de luta contra o câncer de mama realizada em outubro.

image 17A vereadora Terezinha Prataviera (PT) apresentou na sessão do dia 11 de outubro uma Moção de Apoio à Campanha “Outubro Rosa”, de combate ao câncer de mama. A propositura foi aprovada pelos vereadores e será encaminhada para secretarias do Governo do Estado e do Município, além de departamentos envolvidos com a política públicas para mulheres.

O objetivo desta Moção é destacar a importância que a prevenção do Câncer de Mama tem para as mulheres. O movimento Outubro Rosa foi inciado na década de 1990 em Nova York, primeiramente com a Corrida da Cura, realizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure onde houve a distribuição do laço cor-de-rosa, o que o tornou mais tarde o símbolo da luta contra o câncer de mama. O movimento foi crescendo em 1997, quando entidades norte-americanas começaram a realizar ações voltadas a prevenção e sensibilizar a população usando o laço rosa como enfeite.

O movimento cresceu mais e foram feitos corridas, desfiles e a ação de iluminar monumentos, prédios públicos, pontes e teatros de rosa surgiu mais tarde, tornando o Outubro Rosa mais abrangente e alertando mais pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce. “Precisamos lutar contra o câncer todos os dias durante o ano, mas outubro foi escolhido como um mês representativo para a causa, tornando-o especial”, comentou a vereadora.

No Brasil serão iluminados de roda o Congresso Nacional, Museu Nacional, Memorial JK e a Catedral, em Brasília, além de iluminação do Cristo Redentor no Rio de Janeiro e outros monumentos por todo o país. “Além disso haverá distribuição de panfletos, pois precisamos conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce. Se a doença for descoberta na fase inicial a chance de cura é de 90%. No Brasil, 11 mil mulheres morrem deste tipo de câncer todos os anos. Acho justo todos nós apoiarmos esta campanha, por isso resolvi criar a moção”, finalizou a vereadora.