Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Moção pede integração dos prefeitos para criação do Bilhete Único

Moção pede integração dos prefeitos para criação do Bilhete Único

Terezinha apresenta Moção que pede participação ativa de prefeitos no caso de implantação de bilhete único na RMC.

image 17Moção, apresentada pela vereadora Terezinha Prataviera (PT), pede a participação dos prefeitos da Região Metropolitana de Campinas na tomada de decisões sobre a nova concessão da prestação do serviço público metropolitano e a implantação do bilhete único. O documento foi apresentado dia 23/08 pela vereadora que acompanha a discussão e luta pela causa desde 2008.

Na propositura, Terezinha considera importante que os prefeitos das 19 cidades e o governo do Estado possam se reunir para discutir recursos que poderão compor subsídios necessários aos planos de integração do transporte em toda a região, tendo em vista que, os custos desta implantação podem gerar a necessidade de recursos para evitar o aumento excessivo das tarifas ao consumidor.

O documento foi encaminhado para o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Secretaria Estadual de Transportes Metropolitano; presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Com a audiência pública realizada pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo no último dia 20 de agosto, na Câmara de Vereadores de Campinas, foram apresentadas propostas da nova concessão dos serviços de transportes coletivos rodoviários intermunicipais na RMC. Está prevista a escolha da nova concessionária em fevereiro de 2012. A partir da assinatura do contrato a concessionária terá seis meses para implantar a bilhetagem eletrônica.

De acordo com Terezinha Prataviera, existe uma grande preocupação em se discutir a fundo o subsidio da integração dos transportes. “Sabemos que esta discussão é urgente uma vez que, tanto os municípios como Estado terão que garantir recurso ainda este ano para subsidiar o bilhete único, em 2012. Caso contrário, a discussão irá se perdurar para 2013”, enfatiza a vereadora.

Texto de autoria da Assessoria de Imprensa da Vereadora Terezinha Prataviera