Página Inicial > Sistemas da Câmara > Destaque > Menu Topo > Luís Camilo de Camargo

Luís Camilo de Camargo

Lojistas discutem com vereadores ações para fortalecer comércio local

Uma comissão de comerciantes de Hortolândia esteve reunida com vereadores na manhã desta quarta-feira (10 de maio) na sala da presidência da Câmara Municipal de Hortolândia para discutir ações que fortaleçam o comércio local e melhores o fluxo de veículos na Rua Luís Camilo de Camargo, na região Central.

Um dos principais temas debatidos foi o fluxo intenso e os congestionamentos que estão acontecendo na rua central após as reformas. Os comerciantes pedem que a Prefeitura providencie melhoras em relação a mobilidade urbana do local, pois isso tem prejudicado o comércio. “Os comerciantes reclamam que hoje, com o estacionamento liberado, muitas pessoas estacionam de manhã e só tiram o carro no final da tarde, isso dificulta que pessoas estacionem os carros e consumam no comércio local”, explicou o presidente da Casa de Leis, Zaca (PTB).

O vereador Eduardo Lippaus (PT) comentou sobre a importância de dar voz aos comerciantes. “Estamos atentos a essa situação que vem incomodando os comerciantes, por isso que realizamos esta reunião com a presidência. É importante ouvir o que eles têm para falar, pois são eles que encaram o problema diariamente. Os congestionamentos são um grande problema, temos que investir na educação dos motoristas a buscar rotas alternativas para evitar passar na região central, desafogando a área”.

Outro assunto discutido na reunião foi a implantação de estacionamento rotativo, a chamada Zona Azul. Atualmente está em tramitação no Poder Legislativo, o Projeto de Lei nº 51/2017, do Poder Executivo, que dispõe sobre o Sistema de Estacionamento Rotativo Remunerado. A propositura está em análise pelas Comissões Permanentes para depois entrar em votação no plenário.

Os comerciantes pediram que, tanto o Poder Executivo, quanto o Poder Legislativo, deem uma atenção especial ao Projeto para que seja feito com parceria dos lojistas, ouvindo sugestões para adequar o sistema às necessidades existentes. Os vereadores se comprometeram a fazer a ponte entre os comerciantes e a Prefeitura para que se chegue a um consenso das necessidades.

O vereador Gervásio Batista Pozza (PT) ressaltou a importância da instalação do sistema em toda a cidade de Hortolândia. “Hoje temos três centros de comércio, um na região central, outro no Jardim Amanda e um no Jardim Rosolen, com essas conversas entre os Poderes Legislativo e Executivo e os comerciantes, podemos resolver situações simples, mas que causam transtornos, e no final ajudar na expansão do comércio local”.

Audiência Pública de Mobilidade Urbana

Na oportunidade, o presidente Zaca convidou os comerciantes para participarem da Audiência Pública de Mobilidade Urbana, dia 17 de maio, onde serão expostos dados e projetos de melhoria para a cidade. “É uma ótima oportunidade para eles já conhecerem os projetos e ações da Prefeitura e depois podermos discutir em encontros futuros”.

registrado em: ,