Página Inicial > Sistemas da Câmara > Destaque > Menu Topo > Câmara de Hortolândia realiza Audiência Pública sobre a Surdez

Câmara de Hortolândia realiza Audiência Pública sobre a Surdez

Evento aconteceu na noite de 26 de setembro, dia em que se comemora o Dia Nacional dos Surdos

site surdezOntem, 26 de setembro, dia em que se comemora o Dia Nacional dos Surdos, a Câmara Municipal de Hortolândia realizou Audiência Pública para tratar sobre a Deficiência Auditiva. O objetivo da Audiência foi discutir políticas públicas voltadas aos surdos, seus direitos e sua inclusão na sociedade.

De acordo com o Presidente da Casa, Edimilson Marcelo Afonso (PTB), o Zaca, essas audiências são necessárias para que seja colocado em pauta os direitos dos deficientes auditivos, e o que os Poderes Legislativo e Executivo podem fazer para contribuir com os mesmos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em seu último Censo realizado em 2010, foi diagnosticado que o Brasil possui cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, desses, cerca de 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa. Pesquisas ainda apontam que esse número deve crescer devido ao aumento da população idosa e a demora na identificação de problemas auditivos que poderiam ser reversíveis se constatados até os 6 meses de idade.

Essa audiência foi uma solicitação de um deficiente auditivo, que não se sente parte da sociedade, uma vez que, segundo o mesmo, não consegue se comunicar nos locais públicos, já que não encontra pessoas preparadas para atendê-los, pessoas que falem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Zaca afirma que audiências como esta são importantes para se fazer um diagnóstico à luz do que já foi conquistado e do muito que ainda inda tem que lutar do ponto de vista de ter a cidadania dos Surdos respeitada. A partir desse princípio que o Presidente da Câmara aceitou o desafio.

A audiência contou com as palestras dos professores Kátia Regina Curado, do Polo Bilíngue Renato Costa Lima, do Conselheiro do Ministério de Surdos do (Instituto Adventista de São Paulo) IASP, a Dra. em Educação da UNICAMP Sra. Liliam Nascimento. Na oportunidade também contamos com o depoimento das mães de crianças surdas, Sabrina Dellaqua, Sra. Claudia Pereira dos Santos e Sra. Lindalva Porto Custódio.

Estiveram presentes no evento o secretário de Inclusão do Município, Régis Athanázio Bueno, os vereadores Paulo Pereira Filho (PRP), Clodoaldo Santos da Silva (PDT) Cleuzer Marques (PDT), o John Lenon, além da presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Sra. Sandra Vicente, da Coordenadora de Educação Especial e Inclusão, Sra. Regina Shigemoto. Se fizeram presentes também a Diretora do Departamento do Ensino Fundamental, Sra Roberta Moraes Diniz, além da Escola de Libras Unijá e Diretores de várias escolas municipais.

registrado em: ,