Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Carreta da Mamografia já está atendendo

Carreta da Mamografia já está atendendo

Começou hoje o atendimento, em Hortolândia, do Projeto Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, através da Carreta da Mamografia. Várias mulheres já passaram na manhã desta terça para fazer o atendimento pré-agendado nas unidades de saúde dos bairros.

A vereadora Simone Bettini (PDT) foi uma das mulheres que realizaram o exame através de encaminhamento médico e agendamento prévio. “Hoje estamos realizando um grande sonho, que é ter essa carreta na cidade. A fila de mulheres para realizar o exame é grande, mais de duas mil mulheres. Creio que a Carreta vai trazer esse respeito a nós, mulheres, em poder realizar um exame tão necessário. Quero encorajar todas, a partir dos 35 anos, a ir ao médico e, através do encaminhamento, agendar a mamografia”, comentou a vereadora.

A carreta ficará na cidade até dia 18 de março, e a previsão é que sejam realizadas 50 mamografias por dia de segunda a sexta e 20 aos sábados. “Temos que incentivar as mulheres a realizarem o exame, e também o autoexame, que é muito importante fazer todos os meses”, comentou Simone.

O presidente da Câmara, Zaca (PTB), também acompanhou o primeiro dia. “É de extrema importância para a prevenção da doença a vinda dessa carreta para nossa cidade. O diagnóstico precoce é de suma importância para a cura do câncer, e hoje sabemos que muitas mulheres acabam padecendo devido a não realização da mamografia. Por isso é louvável a ação da Secretaria de Saúde de Hortolândia em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo em realizar esta quantidade de exames para diminuir a fila da mamografia na cidade”.

O secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi, falou também da importância de ter uma cidade saudável. “Estamos muito felizes com a vinda da Carreta, e vamos continuar com ações sobre saúde, especialmente o projeto Viva Mais, pois queremos prevenir problemas de saúde com uma vida mais saudável”.

Saiba Mais

A Carreta da Mamografia está instalada na Praça São Francisco de Assis, na Rua Alfredo Gomes, 30, Vila Real, em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, onde atenderá até o dia 18 de março, de segunda a sexta das 9hs às 18hs e de sábado das 9hs às 13h. A previsão é que sejam realizados mais de 1,3 mil exames.

Para garantir o atendimento é preciso que mulheres de 35 a 49 anos levem o RG, cartão do SUS, o encaminhamento do médico; já mulheres acima dos 50 só precisam do RG e do cartão do SUS. A Secretaria de Saúde ressalta que para garantir o atendimento é preciso a realização do agendamento prévio nas UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) e nas USF´s (Unidades de Saúde da Família) de referência da paciente.