Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Projeto proíbe fabricação e comercialização de buzinas

Projeto proíbe fabricação e comercialização de buzinas

Buzinas à base de gás propano butano e encasadas em tubo de aerossol são conhecidas como buzinas da alegria

Na primeira sessão do segundo semestre, que acontece hoje (02/08), os vereadores da Câmara de Hortolândia apreciarão o Projeto de Lei nº 38, que proíbe a fabricação, comercialização, distribuição e uso de buzinas de pressão à base de gás propano butano, envasado em tubo de aerossol na cidade. A proposta é de autoria do presidente da Casa, Gervásio Batista Pozza (PT).

As buzinas, conhecidas como buzinas da alegria, são normalmente utilizadas em comemorações para emitir sons de corneta, mas ultimamente, nos noticiários, há casos em que elas têm sido usadas por adolescentes, jovens e adultos, para inalar, como uma nova droga, que causa euforia, excitação psicomotora e desorientação espacial. Se usada com frequência pode causar ainda dano hepático e à medula óssea, além de problemas psicomotores.

No interior de São Paulo, foi registrada a morte de uma jovem de 18 anos, na cidade de São José do Rio Preto, devido a inalação do gás em excesso, em março deste ano. Um jovem de 33 anos também morreu em Fernandópolis pelo mesmo motivo, em fevereiro deste ano.

O autor destaca no Projeto de lei que a buzina “É um produto capaz de provocar sérios danos à saúde, e tem sido comercializado para fins de diversão, sem o devido cuidado, sendo inclusive, detectada publicidade em que se recomenda seu uso a partir dos três anos de idade. Tendo em vista o perigo que esta buzina de gás causa, e necessário tomarmos providências drásticas, na intenção de preservar a vida dos jovens e crianças desta cidade”.

Na mesma tarde ainda será apreciado durante a sessão, o Projeto de Lei nº 47, do vereador Ananias (PSDB), que estende a denominação de Rua Bolívia ao trecho compreendido entre a Rua México, no Jardim Santa Clara, e a Rua Presidente Bernardes, no Residencial João Luiz.