Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Vistoria em córregos e galerias pluviais encontra despejos irregulares

Vistoria em córregos e galerias pluviais encontra despejos irregulares

Vereador Zezé visitou área atrás do Presídio e constatou situações irregulares de despejo

Despejo de esgoto em galeria de águas pluviais, em córregos e tanque de chorume sem aeração (processo para evitar que a água fique parada) foram as situações encontradas durante vistoria a área atrás do Complexo Penitenciário Campinas/Hortolândia na manhã desta quinta-feira (26 de junho). A vistoria foi feita pelo vereador Zezé (PT), depois de receber denúncias de moradores da região do Parque Perón.

O vereador, sua equipe, funcionários da Sabesp e o secretário de Meio Ambiente da cidade, Aldo Aluísio Silva, caminharam por uma área extensa atrás do Complexo Penitenciário, na região do Jardim Novo Ângulo, e na primeira parada encontraram um local que, teoricamente, seria apenas para escoamento de águas pluviais. A galeria estava com escoamento contínuo de água com cheiro de esgoto. “Este local deveria estar seco, pois é apenas uma galeria de escoamento de águas pluviais e, como estamos em período de seca, não deveria sair nada”, comentou o vereador Zezé.

O secretário informou que o caso será passado à Cetesb para analisar a água e também será comunicada a Secretaria de Planejamento Urbano para descobrir de onde está vindo a ligação clandestina. De acordo com a gerente do setor técnico da Sabesp, Vanessa Pereira, a Sabesp não pode intervir nesta parte, apenas quando for necessária a ligação no coletor de para escoamento dos dejetos corretamente.

Em seguida foi vistoriado um tanque para escoamento de chorume da área onde antigamente ficava o aterro sanitário de Hortolândia. No local há um tanque aberto com uma grande saída para que o chorume produzido sob a área seja escoado. O vereador Zezé se mostrou preocupado com a situação, pois o líquido parado está servindo de criadouro de mosquitos e ratos. O secretário de Meio Ambiente informou que o escoamento está sendo feito de maneira correta, mas está faltando o aeramento do líquido. “A caixa de coleta não pode ficar fechada, ela precisa ficar aberta pois há emissão de gases metano e furano. Vamos entrar em contato com o Setor de Serviços Urbanos para vir aerar o chorume escoado e avaliar um ramal de coleta para fazer o tratamento correto”, explicou Aldo.

A equipe do vereador também esteve próximo a um córrego que passa na região analisando o despejo de líquidos nas águas. “Alguma fábrica está fazendo o despejo no córrego, mas não sabemos qual delas e nem se esse despejo é irregular. Precisamos analisar o caso”, ressaltou Zezé.

A equipe da Sabesp informou que este tipo de situação precisa ser notificada à Cetesb para ser feita a análise do material despejado, e entrar em contato com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo para ver se a captação de água de poço, que também foi detectada no local, e o lançamento no córrego estão ocorrendo de maneira legal.

“Nossa equipe tem lutado ao longo de quase seis anos pelo Meio Ambiente. É lamentável que ainda vejamos situações como estas, mas continuaremos trabalhando para preservar nossas matas, córregos e nascentes”, concluiu Zezé.