Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > VI Seminário de Meio Ambiente reúne estudantes de Hortolândia

VI Seminário de Meio Ambiente reúne estudantes de Hortolândia

Evento organizado pelo gabinete do vereador Zezé discutiu o tema da água e energia

O VI Seminário contou com a presença de mais de 100 estudantes das Escolas Estaduais Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo e Liomar Câmara Freitas da cidade de Hortolândia que acompanharam e questionaram os palestrantes sobre o Meio Ambiente, água, nascentes e a estiagem. O evento aconteceu na tarde de quinta-feira (05 de junho) no plenário Geraldo Costa Camargo, na Câmara Municipal de Hortolândia e foi realizado pelo gabinete do vereador José Nazareno Gomes, o Zezé (PT).

O objetivo do evento, que acontece pela sexta vez, é trazer à tona os problemas de Meio Ambiente enfrentados pela população. E o tema principal foi a água, já que a estiagem tem castigado as captações e a distribuição de água no Estado de São Paulo. “Mais um ano em que estamos trabalhando em prol do Meio Ambiente, mostrando os trabalhos realizados na cidade, mas o mais importante destes nossos encontros não é só mostrar o que a Sabesp, a Secretaria de Meio Ambiente ou a Câmara têm feito pela causa, é, na realidade, fazer com que tudo isso chegue até a casa de vocês e que mude o pensamento da nossa população. Que todos passem a pensar de forma sustentável”, comentou o anfitrião Zezé.

A secretária de Chefia de Gabinete, Julyana Tonin, também comentou sobre as ações que têm sido feitas na cidade, como o plantio de árvores e o trabalho conjunto de várias secretarias. “Muitas coisas que estão acontecendo na nossa cidade fazem parte de uma ação comprometida e planejada. As secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Obras estão agindo para melhorar nossa cidade e principalmente para eliminar um problema factual que é a questão dos entulhos. Este é nosso maior desafio, pois as pessoas deixam entulhos nas ruas, terrenos baldios e mesmo nas praças que estão reformadas. Cabe a vocês, jovens, defender nossa cidade, pois vocês têm energia e força de vontade para mudar as coisas”, afirmou.

A primeira palestra foi apresentada pelo gestor da Sabesp, Marco Antonio Pires Ward, que falou do trabalho da Sabesp na região e principalmente, o caminho percorrido pela água para chegar até as torneiras das casas de Hortolândia. “O objetivo da Sabesp é abastecer vocês com água de boa qualidade e devolver para o meio ambiente do mesmo jeito”, explicou.

A segunda palestra foi feita pelo secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluísio Silva, que falou sobre os trabalhos realizados pela pasta na cidade e do trabalho feito para a recuperação das nascentes e do reflorestamento da cidade. “Toda a água da cidade é produzida aqui, com nossas inúmeras nascentes, mas temos dificuldade de preservar porque temos um histórico de descuido. Estamos trabalhando com desassoreamento e tratamento da água das nossas represas e córregos, que estão contaminados. Temos que resgatar aquilo que existia anteriormente na cidade, para recompor o ecossistema, oferecendo água de qualidade e um meio ambiente equilibrado”.

“Cada ano temos mais surpresas e mais pessoas aderindo à nossa ideia, aderindo ao seminário e isso me deixa muito satisfeito. Mas o que fazemos na cidade, como Poder Executivo e Legislativo e a Sabesp ainda é pouco, mas nunca é tarde, precisamos nos conscientizar de tudo o que foi passado hoje e mudarmos, para que no futuro tenhamos uma água de qualidade, uma boa cidade para morar e um Meio Ambiente preservado”, finalizou Zezé.