Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Requerimento questiona acesso a instrumentos públicos por comunidade angolana

Requerimento questiona acesso a instrumentos públicos por comunidade angolana

Documento foi discutido por vereadores durante a sessão desta terça-feira na Câmara

O atendimento prestado à comunidade angolana na cidade de Hortolândia foi tema de Requerimento nº 362/2014 apresentado e discutido na tarde de terça-feira (27 de maio) durante a sessão ordinária da Câmara de Hortolândia. A propositura é de autoria do vereador Cleuzer Marques de Lima, o John Lenon (PT).

Inúmeros angolanos imigraram ao Brasil ao longo dos anos devido à guerra civil que se instalou em Angola desde sua independência de Portugal em 1975. Segundo o documento “em Hortolândia, os angolanos encontraram morada e um ambiente pacífico para continuarem seus estudos e trabalho”. A cidade hoje possui uma das maiores comunidades angolanas do país.

O vereador explicou ao usar a tribuna que foi procurado por angolanos que tiveram dificuldades de ter acesso a serviços públicos. “Os angolanos construíram comércios e fizeram residência em nossa cidade e muitos tem visto de permanência no país, mas nos procuraram reclamando do mau atendimento dado a eles ou mesmo a negativa de acesso a serviços públicos como creche”.

No Requerimento o vereador pede informações à Prefeitura de Hortolândia sobre o assunto, sobre quantos angolanos existem na cidade, se eles são devidamente atendidos nos serviços de saúde, educação e moradia e se existe algum instrumento público que ajude a estes cidadãos angolanos a se capacitarem e/ou conseguirem uma vaga no mercado de trabalho.

O presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), também comentou sobre a grande quantidade de cidadãos africanos residentes em Hortolândia e pediu ao vereador John Lenon, que os questionamentos fossem estendidos às demais pessoas provenientes do continente africano.

MOÇÃO. Na mesma tarde ainda foi aprovada uma Moção, também de autoria do vereador John Lenon, de congratulação e louvor pela Semana Estadual de Solidariedade aos povos africanos. A Semana foi instituída pela Lei Estadual nº 11.549/2003 e é comemorada na semana do dia 25 de maio. O objetivo da semana é, segundo a Moção do vereador, “divulgar aspectos culturais, sociais, históricos, econômicos e do cotidiano dos países africanos, além de enraizar os laços diplomáticos e políticos entre o Brasil e a África”.

A Moção foi proposta pelo parlamentar devido aos significativos laços entre a cidade de Hortolândia e o povo africano, que possui grande comunidade na cidade.

Paula Vialto

Elisangela Carrenho