Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Remoção de famílias no Vila Real Continuação volta a ser discutida

Remoção de famílias no Vila Real Continuação volta a ser discutida

Vereador Mercadão se reuniu com comissão formada pelos moradores e com o secretário de habitação

Quase dois meses após se reunir com moradores que vivem em área de risco ou em APP (Área de Preservação Permanente) no Vila Real Continuação, o vereador Marcos Antonio Panício, o Mercadão (PT), voltou a se reunir com uma comissão formada pelos próprios moradores do bairro, na manhã desta quarta-feira (02 de abril), no Palácio das Águas, sede da Prefeitura Municipal, para discutir os problemas enfrentados por estas pessoas.

Muitas destas famílias estão nesta área de risco ou na APP há mais de 30 anos e vivem em constante dúvida sobre as ações que serão tomadas pelo Poder Público. Além do vereador, participou do encontro o secretário de Habitação, Francisco Raimundo da Silva, que explicou que os casos de cada morador desta área serão avaliados um a um.

O secretário informou ainda, que a área passará por uma avaliação, onde será feito um laudo por uma empresa especializada, analisando a necessidade de remoção ou não destas famílias que vivem em situação de risco.

As famílias que necessitarem ser removidas serão encaminhadas a um conjunto habitacional composto de apartamentos, que será construído no Jardim Estrela, com previsão para 672 unidades. De acordo com o secretário de habitação, já foi enviado um relatório à CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), para a liberação do bairro para a construção destes apartamentos. Ainda de acordo com ele, o processo de conclusão da obra levará em média dois anos para ser finalizado.

“Os casos mais graves passarão por um mapeamento, onde serão averiguados e catalogados os casos irreversíveis, ou seja, aqueles em que a única solução seria a remoção”, informou Francisco.

Durante a reunião, ficou acordado entre os participantes um cronograma para os próximos encontros, onde o secretário garantiu aos moradores que em 30 dias serão apresentados os casos críticos, após a avaliação técnica da área.

Esse levantamento será feito pelo Departamento de Habitação em conjunto com uma empresa especializada, com a presença de um técnico, onde haverá a elaboração de um relatório. Após este processo, será agendada uma outra reunião com o prefeito Antônio Meira, para a discussão das soluções a serem tomadas.

“É necessário para estas famílias que haja esse levantamento, onde cada caso será averiguado individualmente, para que estes moradores não corram mais riscos e nem se sintam mais inseguros diante dessa situação. Acompanharemos todo esse processo, desde o início da avaliação técnica, até a finalização da remoção das famílias que tiverem que sair daquela área”, afirmou o vereador Mercadão ao final do encontro.