Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Passarela sobre a linha férrea será construída no Nova Hortolândia

Passarela sobre a linha férrea será construída no Nova Hortolândia

Objetivo é evitar que munícipes continuem a atravessar sobre a linha férrea para acessar o centro da cidade

A passagem de pessoas pela linha férrea na região do Nova Hortolândia está com os dias contados. Um Projeto de Lei, aprovado na tarde desta terça-feira (11 de março) pelos vereadores, prevê um remanejamento de dotação orçamentária para a construção de uma ponte ligando o Nova Hortolândia à região central. Na mesma tarde ainda foram aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Hortolândia, outros três Projetos, todos de autoria do Poder Executivo.

O Projeto de Lei nº 27, do Poder Executivo, dispõe sobre remanejamento de dotação orçamentária no valor de R$ 3,062 milhões para construção de passarela sobre a linha férrea e o Córrego Jacuba, para a ligação do Jardim Nova Hortolândia à área central da cidade. A reivindicação é antiga na cidade, pois a população daquela região, que abrange também os bairros Jardim Auxiliadora, Jardim São Jorge Boa Esperança, Vila Real, Vila Real Continuação Vila Real Continuação Santista, entre outros, tem que atravessar a linha férrea à pé e corre grandes riscos de atropelamento.

Os vereadores chegaram a discutir o assunto. O vereador Ananias José Barbosa (PSDB) lembrou que esta é uma luta antiga da comunidade do Nova Hortolândia. “Essas pessoas têm uma situação difícil. Após um acidente em 2011, começamos um movimento para construção de uma passarela, coletando 1,4 mil assinaturas que foram entregues em janeiro de 2013 ao atual prefeito, pela Sociedade Amigos de Hortolândia”, explicou.

A passarela que foi tão solicitada pela população começará na Avenida Amélia Basso Breda e irá até a rua do Shopping Hortolândia, contendo muro de proteção de dois metros para evitar que a população continue passando pela linha férrea, e também será adaptada para cadeirantes. O vereador Edmilson Marcelo Afonso, o Zaca (PSB), comentou que a passarela vai atender uma região de maior densidade demográfica da cidade. “Muitas pessoas serão atendidas, e esta obra veio de encontro ao anseio da população”, falou à tribuna.

O vereador Marcos Antonio Panício, o Mercadão (PT), também usou a tribuna para falar da importância desta obra e do grande empenho da Prefeitura em acertar o projeto de acordo com todas as normas e exigências da ALL (América Latina Logística).

Também foram votados outros três Projetos de Lei, também do Poder Executivo: o nº 23, que dispõe sobre transposição orçamentária de R$ 733,8 mil para a Secretaria de Obras, para continuação das obras de intervenção urbanas e hidrológicas na Bacia do Córrego Jacuba; o nº 24, do Poder Executivo, que dispõe sobre crédito adicional especial de R$ 800 mil, para contratação de empresa para realizar manutenção e ampliação das redes de energia, já que a Prefeitura assumiu a responsabilidade pela manutenção e ampliação das redes de iluminação pública da cidade; e o nº 25, do Poder Executivo, que dispõe sobre transposição orçamentária de R$ 336 mil, que atenderá as Secretarias de Administração e Saúde para renovação da locação do imóvel onde está a Prefeitura; também e a Secretaria de Inclusão Social para renovação e reajuste de contrato de locação de imóveis onde estão localizados a Casa dos Conselhos, o Observatório Permanente de Cidadania do Jardim Girassol e o Centro de Qualificação Profissional I.

VISTAS. O parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação ao Projeto de Lei nº 19/2014, de autoria do vereador Adaílton Sá (PV), que cria o Conselho Municipal dos Pastores Evangélicos em Hortolândia recebeu pedido de vistas da vereadora Clemilda Pereira, a Mida (PT), para melhor análise.

Fonte foto: http://www.empregoerenda.com.br/images/humor/cursos-cpt-linha-ferrea.jpg