Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Reunião discute remoção de famílias no Vila Real Continuação

Reunião discute remoção de famílias no Vila Real Continuação

Encontro realizado no Centro Comunitário São Pedro contou com a presença de mais de 100 pessoas

Cerca de 200 famílias que vivem em área de risco ou em APP (Área de Preservação Permanente) no Vila Real Continuação terão que ser removidas até o final de 2015. A informação foi dada pela Secretaria de Habitação, durante reunião realizada ontem (12 de fevereiro) no Centro Comunitário São Pedro. Mais de 100 pessoas, que vivem nas Ruas Marisa de Sousa Fernandes (Antiga 7), Comendador (Antiga 10) e Benedita Rosa da Silva (Antiga 11), compareceram à reunião organizada pelo vereador Marcos Antonio Panício, o Mercadão (PT), a pedido dos próprios moradores da área.

Muitas destas famílias estão nesta área de risco ou na APP há mais de 30 anos e vivem em constante dúvida sobre as ações que serão tomadas pelo Poder Público. Durante a reunião, que teve como objetivo sanar os questionamentos, o secretário de Habitação, Francisco Raimundo da Silva explicou que as famílias removidas serão encaminhadas para um novo conjunto habitacional que será construído no terreno onde ficava a antiga ocupação, conhecida como Estrela. “Sempre que há remoção tentamos realocar as famílias em áreas próximas as que elas conhecem, por isso construiremos três condomínios do Minha Casa Minha Vida, com 672 moradias na região do Estrela, e a previsão é que a obra seja entregue ao final de 2015, mesma época que será feita a remoção das famílias [do bairro Vila Real Continuação]”, comentou.

O secretário também informou aos presentes que a remoção das famílias não é uma decisão da Prefeitura de Hortolândia. “Não foi a Prefeitura que tomou a iniciativa. Foi assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público”, explicou ele. A área no bairro, onde as famílias estão instaladas atualmente, será revitalizada e transformada em Parque Linear.

A maioria das pessoas vivendo nas três ruas que estão próximas ao córrego ou a APP terão que ser removidas, mas algumas delas não precisarão sair e terão sua situação regularizada. Segundo o diretor do Departamento de Habitação, Alcir Carvalho, ainda será feito um projeto sobre a ação para saber quem mudará do local e quem será consolidado. “Atualmente temos em Hortolândia mais de 8 mil famílias morando em áreas públicas e mais de 2 mil que precisam ser removidas. E não podemos regularizar a situação destas famílias, mas estamos abertos para conversas e vamos elaborar o projeto para saber como agiremos”, explicou.

Ao final da reunião uma comissão de moradores, proposta pelo vereador Mercadão, foi formada. “Esta comissão servirá para discutirmos todos os assuntos e tirarmos todas as dúvidas que a população tem em relação a remoção ou a regularização. Realizaremos reuniões com o prefeito e com o secretário de Habitação para que todas as arestas sejam aparadas e a melhor solução seja tomada para a nossa população”.