Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Vereadores discutem fechamento de lojas e postos de trabalho no shopping

Vereadores discutem fechamento de lojas e postos de trabalho no shopping

Requerimento foi criado pelo vereador John Lenon e amplamente discutido em sessão

A quantidade expressiva de lojas fechadas e a extinção de postos de trabalho no Shopping Hortolândia foram questionadas durante a sessão ordinária desta terça-feira (16 de outubro) na Câmara Municipal de Hortolândia. O Requerimento do vereador Cleuzer Marques de Lima, o John Lenon (PT), pede informações ao Poder Executivo sobre o caso.

Aberto há quase 3 anos, o empreendimento Shopping Hortolândia, ofereceu à população do município uma opção a mais de lazer e compras, mas segundo o autor do Requerimento nº 924/2013, John Lenon, o local está com dificuldades para se consolidar. Sua proposta era oferecer 1,5 mil postos de trabalho e receber um fluxo mensal de 600 mil pessoas, mas os lojistas reclamam dos altos preços de aluguel e da taxa de condomínio impossibilitam bons faturamentos das lojas têm trazido dificuldades.

“Nossa cidade melhorou muito nos últimos dez anos, cresceu economicamente, e a vinda do Shopping Hortolândia era uma necessidade e traria grandes benefícios para a nossa população. Mas conversando com a população que frequenta o local, funcionários e lojistas percebi que eles estão com problemas. Há uma dificuldade grande em manter as lojas abertas no shopping pelo preço alto pedido pela administração. Precisamos pensar em soluções para evitarmos que mais lojas fechem e mais postos de trabalho sejam extintos. A população precisa ser incentivada a ir ao shopping, e os valores cobrados precisam estar compatíveis, só assim os lojistas terão margem para serem competitivos, e assim gerando novos empregos”, ressaltou John Lenon.

O vereador Régis Bueno (PT) também comentou sobre o caso: “Também recebi muitas reclamações, mas principalmente por parte dos lojistas. Eles investiram muito nos espaços e estão fechando as portas. Sabemos de mais dois que estão esperando o final de ano e se as vendas não aumentarem fecharão as portas até fevereiro. Até pedimos um perfil das pessoas que investiram no local à Secretaria de Indústria e Comércio para ver o que pode ser feito”.

Outros parlamentares também comentaram sobre o Requerimento. Clodomiro Benedito Gonçalves, o Clodo (PSB), sugeriu que seja melhorada a mobilidade urbana, para que os ônibus façam uma integração, levando a população ao Centro com mais facilidade, o que aumentaria o trânsito de pessoas e consequentemente as vendas. Já o vereador Adaílton Sá (PV) sugeriu uma divulgação do comércio local aos moradores, evitando que a população procure os centros comerciais de cidades vizinhas. E o vereador João Pereira (PR) ressaltou a necessidade de uma ação rápida para evitar mais danos ao comércio local.