Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Samu busca valorização do serviço

Samu busca valorização do serviço

Equipe convidou vereadores para conhecer o trabalho realizado e tirar dúvidas

A busca da valorização do serviço do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a conscientização do trabalho desenvolvido pelos profissionais em Hortolândia são as metas da Secretaria de Saúde de Urgência e Emergência. E uma das ações realizadas para que isso aconteça foi levar os vereadores da Câmara Municipal de Hortolândia, na manhã desta sexta-feira (24 de maio) para conhecer as instalações e conversar com a equipe para tirar dúvidas. Estiveram presente Aparecido Antonio Meira, o Meirinha (PRP), Clemilda Pereira, a Mida (PT), Edivaldo Souza Araújo (PSB), Gervásio Batista Pozza (PT), Marco Antônio Panício, o Mercadão (PT), e Jair Padovani (PSDB).

Os parlamentares conversaram com a secretária da pasta, Paula Nista, e o coordenador do SAMU, o enfermeiro Rodrigo Giacomelli. Alguns questionamentos foram feitos pelos vereadores em relação ao atendimento da população, reclamações, demora. Entre os tópicos foi falado sobre quais casos requerem o atendimento do SAMU e como a equipe procede. O coordenador explicou que as pessoas quando precisam de ambulância imediatamente ligam ao SAMU, mesmo que não seja um caso tão grave. “Atendemos a todos, de acordo com o que o munícipe fala, sabemos se o atendimento deve ser feito por nós ou pela Central de Ambulância do município. Caso a ocorrência não seja nossa, já encaminhamos o caso para que a Central possa atender”, comentou ele, ressaltando que toda a população é atendida adequadamente.

A secretária explicou que a equipe do SAMU está preparada para realizar uma avaliação social dos casos, para tomar as devidas providências e saber quem atende. “Eles avaliam tudo, desde onde o paciente está, até a gravidade do caso, para atender da melhor maneira possível”.

TREINAMENTO. A secretária também comentou sobre os treinamentos e cursos oferecidos aos funcionários do SAMU. “Eles têm passado por diversos cursos, e estão sempre atualizados para atender bem a população. Também já fizemos curso com os agentes de trânsito e faremos com a Polícia Civil, Militar e a Guarda Municipal, assim eles poderão passar informações mais precisas para os atendentes do SAMU”.

“Este preparo dos funcionários do SAMU e também dos policiais, agentes e guardas é essencial. Eles precisam estar prontos para lidar com situações graves e também ter a sensibilidade de saber como atender a população que está, muitas vezes, em estado de choque”, comentou o vereador Gervásio.