Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Grubom oferece parceria à Prefeitura de Hortolândia

Grubom oferece parceria à Prefeitura de Hortolândia

Associação do Grupamento de Bombeiros, a convite do vereador Marcelo Ferrari, apresentou projeto para a cidade

Uma comissão do Grubom (Associação do Grupamento dos Bombeiros do Estado de São Paulo) esteve na tarde desta quinta-feira (02 de maio) reunida com o vereador Marcelo Ferrari (PRP) e secretários da Prefeitura para oferecer uma parceria para a implantação de um Corpo de Bombeiros na cidade. O encontro foi intermediado pelo vereador que conheceu anteriormente o trabalho do Grubom. Estiveram presentes na reunião a vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe (PT), o secretário de Segurança, Marcelo Borges, o de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon, o de Assuntos Jurídicos, Enrique Javier Misailidis Lerena, a secretária de Chefia de Gabinete, Sandra Fagundes Freire. Do Grubom compareceram o vice-presidente Maurício Vicente, Elisandro Francesco, Wesley Fernandez e Walter Paes da área operacional, o advogado e secretário jurídico, Kleber Pereira, e Miriam Martins da área administrativa.

A associação tem o objetivo de oferecer a implantação de um Corpo de Bombeiros Civis na cidade, uma parceria que tem dado certo em várias partes do país. Segundo Miriam Martins, o Grubom oferece uma gama grande de serviços para os cidadãos, entre eles salvamento em áreas com chamas, salvamento aquático, retirada de vítimas presas, sempre trabalhando em conjunto com Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal.

A parceria com o Grubom teria uma contrapartida da Prefeitura, oferecendo espaço físico e manutenção de viaturas. Já o Grubom ofereceria a mão de obra, alimentação, arcaria com as contas de água, luz e telefone, materiais de escritório, fardar e um desfibrilador. Também haveria uma contrapartida da iniciativa privada. “Fecharíamos convênios com as empresas da cidade para que participassem da criação do Corpo de Bombeiros, para adquirirmos as viaturas e o rádio comunicador e pagar o salário dos bombeiros”, esclareceu.

O Grubom, além de atender em casos de emergência, também ficaria responsável por ministrar cursos e palestras em escolas e ONGs (Organizações Não Governamentais) para orientar sobre a prevenção de acidentes; formação de brigada de incêndio em empresas, escolas e unidades de saúde.

A apresentação foi muito bem recebida pelo secretariado que ficou de analisar a possibilidade de implantação do Grubom em conjunto com o Corpo de Bombeiros da Polícia Miliar. “A Prefeitura já tem um convênio assinado com o Estado para a vinda do Corpo de Bombeiros e ele está em fase de análise para implantação. A Administração precisará estudar todas as propostas que tem para ver se será possível a união de esforços entre bombeiros civis e militares”, explicou o vereador Marcelo Ferrari.

O secretário de Segurança, Marcelo Borges, comentou que as empresas procuram a Prefeitura para pedir o Corpo de Bombeiros. “Hortolândia cresceu muito nos últimos anos e muitas empresas vieram para a cidade. Mas elas têm pago um seguro muito alto por não termos um Corpo de Bombeiros na cidade. Acredito que elas se colocariam a disposição para ajudar na implantação, pois é de grande interesse delas”.

“Acho que tivemos uma boa conversa, o trabalho do Grubom é muito interessante. Quis levar a ideia para a Prefeitura depois que fui procurado por representantes da Associação. Esta parceria seria muito importante para a cidade, pois a população pede a vinda do Corpo de Bombeiros. Espero que possamos chegar a um consenso o mais rápido possível”, finalizou o vereador Marcelo Ferrari.