Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Soluções para área de saúde serão colocadas em prática no PSF do Orestes Ôngaro

Soluções para área de saúde serão colocadas em prática no PSF do Orestes Ôngaro

Vereador Edivaldo acompanhou as ações que serão implantadas para melhorias no atendimento à população do bairro

Buscando encontrar resoluções referentes aos problemas enfrentados pelos usuários do PSF (Posto de Saúde da Família) do Parque Orestes Ôngaro, o vereador Edivaldo Souza Araujo (PSB), esteve reunido na manhã desta quinta-feira (04 de abril) com pacientes e profissionais da saúde que realizam atendimento na unidade do bairro. O objetivo da reunião foi mostrar aos usuários as medidas adotadas para sanar as dificuldades que foram apresentadas em um encontro anterior, realizado no dia 22 de março. Além do parlamentar, estiveram presentes o Dr. Rodrigo Ferreira, Diretor de Promoção de Saúde, a Coordenadora do PSF e Enfermeira, Camila Bernegozzi, a Enfermeira de Atenção Básica e Apoiadora das equipes de Saúde da Família, Cione Aparecida Barbosa Leite, o Clínico Geral do PSF, Dr. Jaime Sasaki e o Cirurgião Dentista da unidade, Dr. Luís André Andrade.

Como soluções práticas ficou definido que, a partir do dia 08 de maio, será implantado um Grupo de Atenção à Saúde da Mulher, onde serão entregues resultados de exames de papanicolau em grupo, e não individualmente, como era realizado anteriormente. Também será implantado um Grupo de Discussão de DST (Doenças sexualmente transmissíveis), que acontecerão todas as quartas-feiras. Ainda referente à saúde da mulher, para o final do mês está prevista a chegada de um ginecologista no PSF.

As gestantes contarão com agendamento de consultas com início no dia 22 de maio, e terão acompanhamento de pré-natal e visitas à Maternidade Municipal, para conhecerem a rotina de um hospital. Para pacientes hipertensos e com diabetes, a partir de 15 de maio serão realizadas as renovações de receitas médicas.

Com relação aos agendamentos de consultas, a partir de agora, os pacientes com mais de 60 anos não precisam pegar filas, pois terão atendimento exclusivo às quintas-feiras. Esses pacientes também passarão a contar com 30 novas vagas para agendamento de suas consultas. Os retornos de consultas serão agendados com controle de agendamento, e também não haverá mais necessidade de se enfrentar filas. Além disso, ficou combinado com os usuários a execução de estudos por parte da equipe de atendimento para a realização de agendamento semanal de consultas, com o intuito de desafogar as filas para esses agendamentos.

Pacientes que necessitam fazer constante verificação e controle de pressão arterial contarão com acompanhamento de nutricionista para balanceamento da alimentação, todas as segundas, quartas e sextas-feiras.

Questionada sobre a possibilidade de instalação de farmácia na unidade, a coordenadora do posto, a enfermeira Camila, explicou aos usuários que para isso ocorrer haverá necessidade de contratação de um farmacêutico responsável pelo setor, e que o caso está sendo estudado.

O Dr. Rodrigo alegou que em relação ao setor de odontologia será aberto concurso público para a contratação de auxiliar odontológico, mas que inicialmente serão chamados auxiliares para atender a demanda de grandes unidades, para posteriormente atender as unidades de bairros.

Serão realizadas ainda, reuniões em equipe todas as quintas-feiras, onde o principal objetivo será o de esclarecer dúvidas com relação à unidade e realização de estudos para o que pode ser feito para melhoria no atendimento. Equipes multidisciplinares também serão implantadas, com o propósito de oferecer aos pacientes acompanhamento médico, psicológico e nutricional. Também serão realizadas as divulgações das ações implantadas no PSF em igrejas, comércios e casas do bairro.

O vereador Edivaldo se colocou à favor de todas as medidas tomadas inicialmente e afirmou que as ações vão melhorar o atendimento aos moradores do bairro. “É muito bom saber que essas ações contribuirão para a agilidade e eficácia no atendimento a esses usuários. Quando todos se unem, buscando soluções para problemas que podem e devem ser resolvidos, todos saem ganhando e ficam satisfeitos”, afirmou o vereador.

Uma nova reunião ficou agendada para o dia 29 de maio às 9 horas no PSF, para balanço das medidas iniciais implantadas no posto de saúde.

AssessoriadeComunicaçãodaCâmaraMunicipaldeHortolândia