Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Consórcio de Resíduos Sólidos apresenta plano de gestão

Consórcio de Resíduos Sólidos apresenta plano de gestão

Audiência Pública contou com a participação da população e de autoridades municipais

O Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos – CONSIMARES – apresentou na tarde desta terça-feira (22 de janeiro) o plano para destinação correta de lixos residuais, durante Audiência Pública na Câmara Municipal de Hortolândia. O plano contemplará as oito cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) - Monte Mor, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Americana, Santa Bárbara d´Oeste, Elias Fausto e Capivari - que fazem parte do Consórcio para uma atuação em conjunto nessa área.

Um dos principais objetivos do Consórcio, que ainda está em fase de implantação, é oferecer uma gestão que desenvolva o trabalho de manejo adequado dos resíduos sólidos nos municípios inclusos, principalmente os redíduos domicilares, de pó de varreção, dos Serviços de Saúde, da Construção Civil e os recicláveis. O Consórcio busca ainda recursos junto ao Governo Federal, para que, além da implantação do manejo adequado desses resíduos, sejam ampliados os trabalhos também com relação ao descarte correto, e de fiscalização.

Durante a Audiência, o superintendente do Consórcio, Valdemir Ravagnani, destacou que Hortolândia é referência na área de construção civil entre os municípios participantes, pois possui uma usina que já desenvolve um trabalho de coleta destes resíduos, transformando-o novamente em matéria-prima para esta área. O superintendente também afirmou que todos os municípios participantes sediarão Audiência Pública para apresentação dos planos do Consórcio. Em todos os encontros serão discutidas metas para que sejam feitas adequações em cima dos problemas apresentados por cada cidade.

O Presidente da Câmara, o vereador Paulo Pereira Filho, o Paulão (PPL), destacou que é muito importante que o Município de Hortolândia tenha uma gestão de resíduos. “É necessário tratar o meio ambiente, para que nossa cidade possa ter sustentabilidade, principlamente no que diz respeito aos resíduos sólidos. Também é necessário que haja uma política de conscientização para a população hortolandense, para que todos participem deste projeto e possam ter qualidade de vida”, afirmou o Presidente.

Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Cristina Belufe Moreno Lippaus, a Renata Belufe (PT), os vereadores Cleuzer Marques de Oliveira, o John Lenon (PT), Edivaldo Sousa Araújo, o Edivaldo do Depósito (PSB), Marcelo Ferrari (PRP), e os secretários de Meio Ambiente, Aldo Aluísio, e de Indústria e Comércio, Dimas Correa de Pádua.

CONSIMARES. Atualmente com sede em Nova Odessa, o Consórcio surgiu no ano de 2007, durante o Conselho de Prefeitos, ministrada pela AGEMCAMP (Agência Metropolitana de Campinas), abragendo inicialmente as cidades de Monte Mor, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara. No final de 2010, foram inclusas as cidades de Elias Fausto e Capivari.