Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Taxistas pedem melhorias para a categoria

Taxistas pedem melhorias para a categoria

Representantes da Associação dos Taxistas, com ajuda do vereador Mercadão, se reuniram com Secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon.

A Associação dos Taxistas de Hortolândia busca melhores condições de trabalho para a categoria que atua na cidade. O vereador Marcos Antônio Panício, o Mercadão (PT), marcou um encontro dos taxistas com o secretário Marcelo Zanibon, da pasta de Planejamento Urbano, no final da tarde de ontem (15 de janeiro). Foram discutidos vários assuntos para melhoria do trabalho da categoria.

As principais reivindicações feitas pelos represenantes foram alterações na Lei que rege o trabalho deles na cidade. Eles pedem que seja modificada a Lei para que eles possam passar a permissão do taxi para um terceiro quando precisarem se aposentar. “Hoje isso não é permitido, queremos fazer essa transferência legalmente, mas com critérios para que não se torne comércio”, explicou o vice-presidente da Associação Idalmo Barbosa de Oliveira.

Outro pedido é para manutenção dos dois pontos de taxi da cidade. “É preciso melhorar a infraestrutura do ponto próximo ao shopping e também queremos mudar o ponto próximo ao Bradesco do Centro. Queremos que ele seja instalado exatamente ao lado do banco, pois ali ficamos mais visíveis e temos uma maior segurança”, comentou o secretário da Associação Élio Vieira de Souza.

O objetivo destas e outras mudanças propostas, é fortalecer a categoria, ressaltou o vereador Mercadão. “Eles pedem que a categoria tenha atenção de prestadores de serviços na cidade. São 70 taxistas hoje. Estamos aqui para ajudar, e tentar melhorar a qualidade de trabalho deles, pois assim podem oferecer um ótimo serviço à população de Hortolândia”.

O secretário Marcelo Zanibon pediu que todas as reivindicações fossem passadas através de um documento oficial, mas disse que já iria estudar as possibilidades legais com a Dr. Pietra Perry, que é a advogada e diretora de Planejamento Urbano. “Queremos fortalecer esse serviço na cidade, vamos discutir possibilidades jurídicas de fazer todas as alterações que estão sendo pedidas pela Associação, e colocá-las em prática”.

Maior fiscalização. Outro ponto abordado na reunião foi o aumento da fiscalização dos taxistas que atuam na cidade. De acordo com a Associação hoje são 70 taxistas com permissão para trabalhar na cidade, mas há trabalho na clandestinidade. “Precisamos de uma maior fiscalização para proteger o trabalho da categoria, e o secretário Zanibon disse que há previsão de aumento de fiscalização na cidade toda”, comentou Mercadão.

Indústria e Comércio. Também ficou acertado que será feita uma outra reunião, desta vez em conjunto com a Secretaria de Indústria e Comércio, para avaliar a necessidade de inserir a Associação dentro das empresas da cidade. “Existe um transporte clandestino de funcionário das grandes empresas da cidade. Queremos mostrar que estamos com bom prestadores de serviço, preparados, e com diversos cursos na área, para que as empresas invistam mais na nossa cidade, sem incentivar o trabalho do taxi clandestino”, finalizou Mercadão.

Paula Vialto

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia