Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Hortolândia terá orçamento de R$ 680 milhões para 2013

Hortolândia terá orçamento de R$ 680 milhões para 2013

Investimentos e gastos para 2013 foram apresentados por equipe da Prefeitura em audiência pública.

A Prefeitura de Hortolândia terá um Orçamento de R$ 680 milhões para o ano que vem. Os valores de investimentos foram apresentados na manhã desta quinta-feira (29 de novembro) durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Hortolândia, que contou com a presença do presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, o vereador Gervásio Batista Pozza (PT).

Uma equipe da Prefeitura apresentou os valores de investimentos e gastos da municipalidade para o próximo ano. Segundo o economista Cristiano Rezende Penha, da Secretaria de Finanças, a Prefeitura terá para utilizar em 2013 R$ 354 milhões, tirando a receita de capital e os valores repassados à Hortoprev e à Câmara. “Do Orçamento total de R$ 680 milhões a Prefeitura fica com pouco mais de 50% do total para aplicar”, comentou Cristiano.

A Câmara vai receber ano que vem de repasse da Administração R$ 19,63 milhões. Já à Hortoprev serão repassados R$ 54 milhões. O economista ainda ressaltou as despesas que a Prefeitura terá em 2013. Dos R$ 606 milhões (tirando do total apenas os valores repassados à Previdência e ao Legislativo) 36% (R$ 221 milhões) será usado para pagamento de pessoal e encargos, 28% (R$ 170 milhões) para despesas correntes, como energia e água; 3% (R$ 16,8 milhões) para dívidas e precatórios. Já para investimentos próprios e externos serão destinados 8% (R$ 50,8 milhões) e 24% (R$ 143,6 milhões) respectivamente.

Os R$ 606 milhões serão subdivididos entre as Secretarias Municipais. As que tem maior repasse da Prefeitura são: Educação com 26% (R$ 156,49 milhões); Obras com 21% (R$ 128,57 milhões); Saúde com 20% (R$ 120 milhões) e Habitação com 7% (R$ 40,57 milhões). “A Prefeitura se preocupou em destinar as porcentagens exigidas por lei para a área de Saúde e Ensino. Obrigatoriamente temos que destinar 15% e 25% respectivamente para as áreas dos R$ 358 milhões provenientes de recursos repassados através dos impostos, e este ano estamos com repasse de 25% para o Ensino, ou seja R$ 96,4 milhões, e bem acima do limite na Saúde com investimento de 24% , R$ 92,82 milhões”, ressaltou o economista.

INVESTIMENTOS. A diretora de Planejamento Orçamentário, Maria Luísa Denadai, falou sobre os principais investimentos que serão feitos em 2013. Na área de Saúde a Prefeitura vai investir na finalização da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Amanda, que deve ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2013, dar continuação às obras do PSF (Programa Saúde da Família) Taquara Branca, Santa Clara, São Jorge e Parque do Orto, e iniciar o processo de licitação das obras do PSF do São Jorge/Carmen Cristina.

Na área de Segurança será implantado um Sistema de Monitoramento de Segurança e um Projeto de Sistema de Regulamentação da Defesa Civil, com investimentos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano) da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).

Em Áreas de Lazer, a diretora destacou os investimentos na segunda fase do Parque Linear, com a implantação das lagoas do Jacuba 1 e 2. Serão investidos R$ 1,73 milhões de investimento interno e R$ 28 milhões de contrapartida do governo federal. “Estamos em andamento com as obras, mas estamos esperando uma licença do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para o represamento da água nas lagoas”. Também serão finalizados o recapeamento do Parque Ortolândia, e pavimentação do Boa Esperança, Recanto do Sil, Nova Europa, Chácara Luzitana, Chácara Alvorada e Vila da Conquista. “A Ponte Estaiada que já teve suas obras iniciadas continuará em 2013 e a previsão é que seja finalizada ainda em 2014”, frisou.

Assista o vídeo da audiência pública na íntegra: http://www.youtube.com/watch?v=jW_RryVBF_A

Paula Vialto