Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara participa de reinauguração de USF do Santa Esmeralda

Câmara participa de reinauguração de USF do Santa Esmeralda

Presidente Zezé e vereador Gervásio estiveram presentes na unidade que é modelo do Programa Viva Mais.

A Câmara Municipal de Hortolândia participou da reinauguração da USF (Unidade de Saúde da Família) do Santa Esmeralda na manhã desta segunda-feira (26 de novembro). A unidade passou por uma readequação para atender melhor as 900 famílias da região e para a implantação do Programa Viva Mais.

O presidente da Câmara José Nazareno Gomes, o Zezé (PT) e o vereador Gervásio Batista Pozza (PT), estiveram presentes no local que é considerado o modelo de saúde da cidade. O objetivo do local é promover a saúde e evitar que as pessoas adoeçam através do incentivo da atividade física e da melhora da qualidade de vida. O local foi reformado através de uma parceria da Prefeitura e da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). A Agência repassou R$ 300 mil do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano), e a Prefeitura deu uma contrapartida de cerca de R$ 41 mil.

Além de pintura e reparos internos foram criados novos espaços, como uma sala para os agentes de saúde, uma sala para esterilização de materiais, refeitório, despensa, vestiários. Segundo o diretor de Humanização e Promoção à Saúde, Dr. Rodrigo Freire, também foi criado um espaço na área externa para prática de exercícios físicos e um auditório para cerca de 60 pessoas.Nestes dois espaços são oferecidas aulas de karatê, lian gong, buscando sempre a promoção da saúde, evitando que as pessoas adoeçam. No auditório serão oferecidas palestras sobre alimentação saudável, relacionamento familiar, zelo pelo meio ambiente e prática de atividades físicas, ressaltou.

O local ficou muito agradável e bem equipado para receber a nossa população. Toda a equipe da USF e da Secretaria de Saúde está de parabéns por essa nova fórmula implantada na nossa cidade. Sabemos que hoje a população não se preocupa em prevenir as doenças, mas sim em curá-las, o que é oferecido aqui vai mostrar que com pequenas mudanças podemos evitar um monte de casos de doenças, tendo uma vida mais saudável e feliz. Tivemos um avanço muito grande na saúde da cidade, vamos continuar com essas melhoras, e a Câmara sempre apoiará essas novas iniciativas, comentou o presidente da Câmara, Zezé.

De acordo com a coordenadora da unidade, a enfermeira Maria de Fátima Alves, o local foi modificado para se tornar mais aconchegante.Como o projeto busca uma melhor qualidade de vida, resolvemos descaracterizar a unidade como área de saúde, onde as pessoas pensam em sofrimento. Por isso pintamos as paredes de verde, temos áreas livres, horta medicinal, tudo para que as pessoas se sintam cada vez mais confortáveis aqui e continuem voltando e mudando sua vida, relatou ela.

Projeto modelo. A USF do Santa Esmeralda foi escolhida pela Administração Municipal para dar o pontapé inicial do Projeto Viva Mais, que busca a melhora da qualidade de vida da população hortolandense. Segundo o secretário de Saúde, Dr. Lourenço Daniel Zanardi, esta proposta vai deixar um legado para a cidade.Tudo nasce de uma visão, e decidimos investir na prática de uma vida melhor com alguns passos fundamentais. Fomos buscar em cidades do mundo modelos de como as pessoas conseguem aumentar a expectativa de vida e trouxemos isso para Hortolândia. Temos oferecido uma nova proposta de estilo de vida, com uma visão mais holística e pluralista e isso vai proporcionar uma melhora na vida da população. A nossa horta vai ajudar a prevenir e não a curar, pois para curar temos uma gama de remédios para isso, queremos é evitar que as pessoas adoeçam. Daqui uns anos os resultados serão notados e temos que agradecer ao empenho da equipe de saúde da USF e de toda a prefeitura que lutou pelo projeto.

O sistema implantado na USF foi levado como projeto para ser apresentado à ONU (Organização das Nações Unidas) como modelo de saúde a ser seguido no mundo todo, informou o coordenador de pesquisas do IASP (Instituto Adventista São Paulo), professor Moisés Sanches, que colabora com o projeto.Ele será exposto como case de projeto de saúde de sucesso.

O sistema adotado no Santa Esmeralda é o resgate de uma cultura popular esquecida. 200 anos atrás não tínhamos remédios, tudo era curado e evitado com a ajuda das plantas medicinais, e com uma qualidade de vida boa. Hoje tudo é feito para facilitar nossa vida, mas nos deixa cada vez mais sedentários, o que acabou estragando, além da saúde, as relações familiares. Estamos adoecendo pelo modo de vida que levamos. E esta unidade, que abraçou o Projeto Viva Mais, busca provocar a população para que ela mude essa consciência de sedentarismo, para que adotem uma vida simples, digna e saudável evitando e não curando as doenças, explicou o prefeito Ângelo Perugini (PT).

Paula Vialto