Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara concede título de cidadão para Dupla Chico Amado e Xodó

Câmara concede título de cidadão para Dupla Chico Amado e Xodó

Sessão solene homenageia dupla sertaneja Chico Amado e Xodó na tarde desta terça-feira.

A dupla Chico Amado e Xodó receberá na tarde desta terça-feira (26 de junho) o título de cidadão hortolandense após a sessão ordinária da Câmara Municipal de Hortolândia, a partir das 15hs. Os títulos foram concedidos pelos Decretos Legislativo 116 e 118/2012, de autoria do presidente da Casa, José Nazareno Gomes, o Zezé (PT) aprovados no ano passado.

Os irmãos Geraldino Luiz de Moura Filho (Chico Amado) e José Luiz de Moura (Xodó) sepre foram influenciados pela família, que tinha tios e primos cantores e o avô sanfoneiro. Nascidos no interior de São Paulo a dupla se mudou para Sumaré, pois o pai achou que ficando próximo dos grandes centros e das grandes rádios a carreira dos dois poderia decolar. O primeiro trabalho foi lançado em 1991, sem empresário, o projeto nasceu sem grandes perspectivas. Chico Amado se dedicou ao trabalho de compositor buscando inspirações em suas raízes simples do interior, e assim,

com grande simplicidade escreveu grandes composições com rimas simples e frases curtas que ficaram na cabeça do público. Consagrado e reconhecido no meio artístico, Chico Amado, assinou 14 faixas e foi ao encontro do sucesso nacional.

Em 2006, a dupla alcançou o sucesso com o disco “Tá bombando”, que marcou a volta definitiva no ranking das grandes duplas sertanejas. O trabalho desenvolvido pela dupla revela maturidade musical e grandes interpretações. A dupla, ainda, em alguns de seus CDs, conta com a participação de grandes nomes como 'Rionegro e Solimões' e 'João Carreiro e Capataz'.

Paula Vialto