Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Parlamento define criação da Frencoop Metropolitana

Parlamento define criação da Frencoop Metropolitana

Reunião realizada em Holambra definiu que a Frencoop será criada e empossada no próximo encontro em Jaguariúna, no final de junho.

O Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas) definiu que será criada uma Frencoop (Frente Nacional de Cooperativismo) Metropolitana para discutir os assuntos relacionados a cooperativas nas cidades da RMC. A decisão foi tomada na manhã de hoje (18 de maio) durante a reunião realizada na Câmara Municipal de Holambra. Ficou definido também que o será firmado convênio com a Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) e com a Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) para fortalecer ainda mais o poder do Parlamento.

No encontro foram discutidos vários temas entre eles a criação da Frencoop, proposta na última reunião realizada em março em Nova Odessa. A ideia foi do vereador de Americana, Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), e a criação da Frencoop Metropolitana tem o objetivo de fortalecer a luta, que deve começar nas cidades. “Além da criação da Frencoop Metropolitana precisamos criar as Frencoops municipais, pois com elas os parlamentares, ligados a essa área, poderão propor leis que incentivem o setor, tornando cada vez mais forte este trabalho”, ressaltou Kim.

A proposta do vereador foi esclarecida pelo Gerente Executivo de Relações Institucionais da Ocesp, Julio Gushiken, que ressaltou a importância da organização em cooperativas para o desenvolvimento econômico e social, ajudando não só a população, mas ao crescimento da cidade. Ele se colocou a disposição dos parlamentares para ajudar com a Frencoop e na criação de cooperativas nas cidades.

Ficou definido pelo presidente do Parlamento e da Câmara de Nova Odessa, Professor Adriano Lucas Alves (PSDB), que a Frencoop Metropolitana será oficialmente criada durante a próxima reunião do Parlamento Metropolitano, no dia 22 de Junho na Câmara de Jaguariúna, com a indicação pelas Câmaras dos interessados em integrar a Frente.

Uvesp. Também esteve na reunião o Diretor de Eventos da Uvesp, Luis Mario, o Marinho, que destacou a importância da união dos vereadores e falou sobre o papel importante do Poder Legislativo, que normalmente é desconhecido. “A Uvesp busca fortalecer o trabalho das Câmaras, pois infelizmente ainda hoje elas são muito dependentes do Poder Executivo. Sempre mostramos o que realmente é possível o vereador realizar, pois muitas vezes coisas importantes não são feitas por falta de conhecimento. Por isso passamos informações aos funcionários e vereadores de tudo o que pode e o que não pode ser feito”, explicou.

Convênio. Os vereadores presentes também concordaram que seria de extrema importância para o Parlamento firmar convênio com a Ocesp e a Uvesp para fortalecer ainda mais seus trabalhos. Os representantes da Ocesp e Uvesp também concordaram que esta união poderia trazer muitos benefícios para as cidades da RMC.

Mais assuntos. Para a próxima reunião, agendada para o final de junho em Jaguariúna, foram definidas novas pautas. Proposto pelo presidente da Câmara de Hortolândia, José Nazareno Gomes, o Zezé (PT), será discutido o problema da saúde na RMC. “Chegamos em um colapso na região, não temos mais dinheiro para investir nisso e os Hospitais Municipais e Postos de Saúde estão lotados. Precisamos discutir a possibilidade de aumento de vagas no Hospital Estadual de Sumaré, e a possibilidade da criação de um Hospital Metropolitano”, explicou.

Ele ainda propôs que fosse redigida uma Moção de Apelo ao Governo do Estado de São Paulo para que disponibilize mais vagas para as cidades no Hospital Estadual de Sumaré. Já o vice-presidente de Indaiatuba e secretário administrativo do Parlamento, Hélio Ribeiro (PSB), pediu que também fosse discutido quais são os critérios de distribuição de vagas na Unicamp para as cidades da RMC.

“Vamos então agendar para a próxima reunião a vinda de algum representante da DRS-7 (Diretoria Regional de Saúde) ou da Secretaria de Saúde do Estado para sanar estas dúvidas e também o Parlamento irá redigir a Moção de Apelo sobre o assunto”, afirmou o presidente do Parlamento.

Também será discutido na próxima reunião quais providências estão sendo tomadas pelas cidades para a adequação à Lei Federal de destinação de resíduos sólidos, a castração de animais e a divulgação dos atos do Parlamento Metropolitano. Ainda serão convidados representantes da Educação do Estado, para falar sobre os problemas das escolas estaduais nos municípios, e da indústria da RMC, para falar sobre as dificuldades enfrentadas devido à importação excessiva no país. Estes dois assuntos deveriam ter sido discutidos hoje, mas não houve confirmação dos convidados para comparecerem.

Paula Vialto