Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara de Hortolândia aprova Projeto de Lei que homenageia Professora Cícera Maria de Oliveira

20241017 ciceraNa sessão do dia 14 de outubro de 2024, a Câmara Municipal de Hortolândia aprovou o Projeto de Lei 114/2024, de autoria da vereadora Márcia Campos, que dá à EMEI Santa Clara do Lago I o nome de “Professora Cícera Maria de Oliveira”. A iniciativa tem como objetivo homenagear uma das educadoras mais queridas e dedicadas da cidade, que deixou um legado importante na educação local.

A história de Cícera Maria de Oliveira

Nascida em Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, em 30 de janeiro de 1965, Cícera era filha de Cícero e Terezinha Maria de Oliveira. Em 1984, mudou-se para Hortolândia em busca de novas oportunidades, trazendo consigo seu filho, Mayk Willian Soares. Moradora do Jardim Santa Clara do Lago II desde então, construiu uma vida dedicada à família e à educação. Ao longo dos anos, a professora teve uma filha, Endayra Mayanny de Oliveira Soares Galvão, e uma neta, Eloísa de Oliveira Soares Galvão, que ela acompanhou com carinho até seus últimos dias.

Cícera não nasceu em Hortolândia, mas, como descreve sua história, adotou a cidade como sua, dedicando-se tanto à sua comunidade quanto à educação local. Seu desejo de aprimorar-se profissionalmente a levou a cursar magistério e a ser aprovada em concursos públicos, primeiro no Estado de São Paulo e, em 2002, na Rede Municipal de Ensino de Hortolândia, onde lecionou na EMEI Santa Clara do Lago I. A escola, que à época era conhecida como C.I.F. Santa Clara do Lago I, tornou-se palco do seu trabalho incansável e dedicação por mais de duas décadas.

Um legado de dedicação e amor à educação

A trajetória profissional da Professora Cícera é marcada por sua paixão por ensinar e por sua conexão com as crianças. Trabalhando na mesma instituição por 22 anos, ela se tornou uma das servidoras mais antigas da rede municipal de ensino, e seu impacto vai muito além das salas de aula. Seu compromisso com a formação de seus alunos e a alegria de trabalhar com crianças eram evidentes em cada ação, o que fez dela uma referência entre seus colegas de trabalho.

Além de ser uma excelente profissional, Cícera também era conhecida por seu envolvimento em ações voluntárias e pelo coração generoso. Sua presença carismática, com sorriso largo e abraço forte, tocou a vida de muitas pessoas na comunidade. Sua generosidade, aliada à competência como educadora, inspirou colegas e alunos ao longo de sua carreira.

Homenagem e reconhecimento

A aprovação do Projeto de Lei 114/2024 representa um reconhecimento merecido à Professora Cícera Maria de Oliveira, uma mulher que, mesmo vinda de origens humildes, fez da educação seu instrumento para transformar a vida das pessoas ao seu redor. Amigas de trabalho, como Rosângela Sales e Sandra Vilarin, lembram com carinho dos momentos compartilhados e do impacto que ela teve em suas vidas e carreiras.

Com a denominação da EMEI Santa Clara do Lago I em sua homenagem, a Câmara de Hortolândia eterniza o nome de uma mulher que, com amor e dedicação, marcou a história da educação local. A Professora Cícera será sempre lembrada pelas gerações de alunos, amigos e colegas que tiveram o privilégio de conhecê-la e aprender com seu exemplo.