Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Inauguração da Escola do Legislativo de Hortolândia: Uma Nova Era de Educação Cívica e Democrática

20240626 escola do legislativo inauguracaoNa noite de quarta-feira, 26 de junho, a Câmara Municipal de Hortolândia celebrou uma importante conquista com a inauguração da Escola do Legislativo, durante uma sessão solene realizada no plenário Geraldo Costa Camargo. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais, que ressaltaram a importância de democratizar o conhecimento para toda a população.

Edivaldo, em seu discurso, enfatizou a relevância deste novo empreendimento: "Esta conquista é da nossa casa, colocando em prática um sonho de outros vereadores, mas enfrentamos muitos desafios. Esta ferramenta vai nos ajudar, servidores e a população a se aproximarem do Poder Legislativo, mostrando por que existimos e qualificando parlamentares e servidores. Uma cidade forte é uma cidade com pessoas cultas."

Jocelene Cardoso, responsável pela Escola do Legislativo, também compartilhou suas expectativas e gratidão: "Agradeço ao convite e a todas as escolas que nos acolheram. Como professora da rede municipal, fui convidada e tenho crescido e aprendido muito. É incrível quando começamos a aprender e a estudar sobre o vasto mundo das escolas do Legislativo. Há muitas pessoas empenhadas, e essa instituição pode trazer muita riqueza para o município. Fico cada vez mais feliz em fazer parte desse processo. A escola vem para somar para os vereadores, servidores e população em geral. Queremos apresentar para a população o funcionamento da Câmara, o trabalho de um parlamentar e ensinar todos a praticar a democracia."

As Escolas do Legislativo têm um papel fundamental na sociedade. Em parceria com outros órgãos e instituições, a Escola do Legislativo de Hortolândia vai atuar na elaboração e coordenação de cursos, palestras e eventos sobre temas relacionados ao Legislativo, voltados à capacitação tanto do público interno (vereadores, servidores) quanto do público externo (lideranças comunitárias, entidades da sociedade civil ou cidadãos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre política e Poder Legislativo).

O Presidente da Associação Paulista de Escolas do Legislativo (APEL), Adalberto de Carvalho, expressou sua satisfação com a inauguração: "É uma alegria estar aqui, com mais uma escola inaugurada, passando de 80 no Estado de São Paulo. Fico feliz em ver o pessoal da esucação aqui, pois isso transmite uma mensagem boa, e não que concorreremos com a escola formal. Viemos para somar, para sermos parceiros. O pessoal da Educação tem muito a oferecer para as Escolas do Legislativo, e a cidade tem muito a ganhar com essas parcerias. Quero destacar ainda a importância das Associações Paulista e Brasileira das Escolas do Legislativo, pois vocês de Hortolândia entenderão que não estão sozinhos, que tem rede de apoio e trabalharemos todos juntos para oferecer educação de qualidade e avançarmos cada vez mais”.

O evento foi concluído com uma palestra de Roberto Lamari, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL). Lamari compartilhou a história das escolas do Legislativo, destacando a criação dos três poderes ao longo da história e ressaltando o papel principal das Escolas do Legislativo: "As Escolas do Legislativo são verdadeiras escolas de democracia. Temos três funções principais: formação e qualificação do servidor, educação para a cidadania e a discussão de políticas públicas."

Estiveram presentes no evento ainda, os vereadores Ananias José Barbosa, Márcia Campos e Paulo Pereira Filho, o Paulão, além de representantes das Escolas do Legislativo de Amparo, Araras, Piracicaba, Campinas, Capivari, Monte Mor, Itapevi e Sumaré.

A inauguração da Escola do Legislativo de Hortolândia marca um passo significativo para a cidade, promovendo a educação cívica e a participação democrática, essencial para o fortalecimento da sociedade e da democracia local.

Continue acompanhando essa e outras informações importantes nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook).