Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara elege novo representante da Cipa

Câmara elege novo representante da Cipa

20231130 CIPAOs funcionários efetivos da Câmara de Hortolândia elegeram seu novo representante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) nesta quinta-feira (30 de novembro). O escolhido foi o candidato Renan Navas com o voto de 37 funcionários, já o segundo candidato Márcio Bruscagini teve 25 votos..

A CIPA é uma instituição importante dentro das empresas e órgão públicos e está prevista dentro da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). E tem uma grande importância, pois de acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), uma pessoa morre a cada 3 horas e 40 minutos por causa de acidentes de trabalho no Brasil. Há também um grande número de afastamentos por doenças laborais. Em 2018, foram mais de 200 mil afastamentos concedidos no país, de acordo com dados da Previdência Social.

A CIPA tem o papel de garantir a segurança dos trabalhos, observando os riscos iminentes e buscando formas de prevenção, auxiliando da promoção da saúde e segurança no amniente de trabalho.

Conheças as principais atribuições da CIPA:

• determinar quais são os pontos que apresentam riscos na empresa;
  • observar as normas em relação aos trabalhos executados e se há algo em desacordo que precisa ser melhorado;
  • realizar um relatório sobre as condições de trabalho do espaço, com todas as observações necessárias;
  • estabelecer um plano de ação que considere a adequação dos pontos em desacordo;
  • focar opções de prevenção aos acidentes;
  • manter avaliações periódicas do local do trabalho, estabelecendo quais foram as mudanças apresentadas e quais pontos devem ser melhorados.

*Com informações do Gupy Blog

Acompanhe nossas redes sociais também: