Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara faz entrega de Medalhas Zumbi dos Palmares

Câmara faz entrega de Medalhas Zumbi dos Palmares

20231129 zumbiTrês pessoas serão homenageadas pelo Poder Legislativo devido a sua história relevante em trabalhos na promoção da Igualdade Racial

Por mais um ano, a Câmara Municipal de Hortolândia homenageia com a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, personalidades que foram extremamente relevantes para o combate ao racismo e para o desenvolvimento da comunidade negra na cidade, buscando a igualdade racial. Este ano receberão as medalhas, três pessoas em evento realizado no plenário da Câmara, nesta quinta-feira (30 de novembro).

Através do Projeto de Decreto Legislativo 20/2023, de autoria do presidente da Câmara, o vereador Edivaldo Sousa Araújo, aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira (27 de novembro), foram concedidas medalhas a Ligia Barbosa de Souza, Renilson Ferreira Costa e Rodrigo Gonçalves. Lígia e Rodrigo foram indicações do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR). Já a indicação de Renilson foi feita pelo vereador Edivaldo.

“Todo ano a Câmara, em conjunto com o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, escolhe personalidades que fazem a diferença na cidade de Hortolândia. Cabe a nós, como Poder Legislativo, dar mais visão ao trabalho realizado por essas pessoas, que têm o dom de melhorar a vida dos hortolandenses. E é com muito orgulho que faremos essa entrega nesta semana, fechando com chave de ouro o Mês da Consciência Negra”, comentou o presidente.

Confira agora um pouco da história de cada um dos homenageados:

• LIGIA BARBOSA DE SOUZA, nascida e criada na zona sul de São Paulo, onde já realizava trabalhos de ações sociais com seu pai e com seu esposo. Em 2016 mudou-se para Hortolândia onde fez parte da coordenação de moradores da comunidade do Jardim Adelaide junto a oito pessoas da mesma comunidade, na qual realizam ações sociais para ajudar as instituições do Município de Hortolândia. Atualmente é conselheira racial após vencer eleição para o cargo.
  • RENILSON FERREIRA COSTA, nascido em 1970, em Pedra Azul MG, mudou-se aos 16 anos de idade e desde a juventude sempre se engajou em ações sociais na comunidade. Mais tarde se tornou pastor e além do ministério dedicado a evangelização inciou projetos de ações. É idealizador de projetos na África, onde são implantados poços artesianos, levando água potável aos que não têm acesso à água potável. Paralelo a esse projeto, também constrói pequenos prédios nas aldeias que funcionam como escolas no período da manhã, como posto de saúde no período da tarde e à noite se transformam em igreja. Renilson também foi idealizador do projeto "Comida no prato" com missão de levar alimentos a crianças carentes na África. Em Hortolândia o projeto recebe o nome de "Comida na mesa" e toda quinta-feira são doados alimentos para as famílias que não tem condições, levando o essencial e uma esperança para quem mais precisa.
  • RODRIGO GONÇALVES, 38 anos, cresceu no Jardim do Lago, na cidade de Valinhos, onde sempre participou de ações sociais com o templo de Umbanda que frequentava na época. Mudou-se para Hortolândia em 2014, no Jardim Santa Esmeralda, onde deu segmento a campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e auxílio a diversas famílias carentes, com o apoio de sua esposa e de seus 3 filhos. Suas ações na comunidade são expressivas e contínuas, o que lhe proporcionou inúmeros títulos e honrarias por seu trabalho prestado.