Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Março Azul-marinho conscientiza sobre câncer colorretal

Março Azul-marinho conscientiza sobre câncer colorretal

azulmarinhojpgO terceiro tipo mais comum de câncer atinge cerca de 40 mil pessoas por ano

Buscar conscientização sobre saúde é uma das maneiras de evitar que a população adoeça ou que os médicos consigam diagnosticar com rapidez o que afeta o corpo. Com base nisso, foi criado o Projeto de Lei 20/2023 que institui o Março Azul-Marinho, mês de conscientização sobre o câncer colorretal. A proposta é de autoria do presidente da Câmara, o vereador Edivaldo Sousa Araújo (PSD), e foi aprovado pelos parlamentares em sessão ordinária nesta segunda-feira (08 de maio).

O câncer de colorretal é o terceiro tipo mais comum no Brasil, de acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que estima o surgimento de 41 mil novos casos por ano no país. Por isso a criação da data é importante na cidade para que sejam criadas ações de prevenção e diminuição dos índices de câncer colorretal, através de campanhas de esclarecimentos, ações educativas e preventivas.

“É muito importante a instituição do mês de março para conscientização da doença entre mulheres e homens, pois sua incidência tem sido maior após a idade de 50 anos, quando há uma redução progressiva na produção de diversos hormônios do corpo e perda de diversas vitaminas. Prevenir o câncer colorretal significa evitar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença, principalmente através da modificação dos nossos hábitos”, ressaltou o autor.

O rastreamento do câncer colorretal é extremamente importante na prevenção da doença. Há, assim, a necessidade de se difundir entre a população um estilo de vida mais saudável, com dieta balanceada, associada à prática regular de atividades físicas ajuda na manutenção da saúde de todo o organismo. E todas essas informações precisam ser muito evidenciadas em campanhas de conscientização, concluiu o presidente na justificativa da proposta.

O Projeto de Lei segue agora para a análise e possível sanção do prefeito Zezé Gomes, para depois entrar em vigor.

Acompanhe nossas redes sociais também: