Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara aprova carteirinha de identificação da pessoa com autismo

Câmara aprova carteirinha de identificação da pessoa com autismo

20230302 autismo De autoria do vereador Luiz Regional, carteirinha facilita atendimentos aos autistas

Para evitar constrangimentos e facilitar o atendimento de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) foi aprovado Projeto de Lei pela Câmara Municipal de Hortolândia, que institui a Carteirinha de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA) na cidade. A proposta de nº 156/2022, de autoria do vereador Luiz Carlos Silva Meira, o Luiz Regional (PL), foi aprovada na sessão de segunda-feira. 27 de fevereiro.

A Carteirinha emitida na cidade vai facilitar a atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, conforme prevê a Lei Federal nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020. A Prefeitura ficará a cargo da emissão e controle, para efeito de estatísticas, das carteiras emitidas.

O vereador destaca na justificativa do Projeto, que essa ação é positiva pois para comprovar que a pessoa tem autismo, em muitos locais é preciso aceitar laudo médico, e em certos locais ele tem que ser recente, menos de um ano. Com a carteira, não haverá mais a necessidade de ficar carregando o laudo médico, pois, a validade será de 5 anos.

Luiz Regional destacou a importância da carteirinha: “com a implantação da carteirinha de identificação e, consequentemente, contagem dos portadores do TEA, o município encontra a possibilidade de promover novas políticas públicas que integrem estes indivíduos, dando todo suporte nas áreas da educação, saúde e qualidade de vida, adequando o ambiente às suas necessidades”.