Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Projeto prevê isenção de IPTU para templos religiosos em imóveis alugados

Projeto prevê isenção de IPTU para templos religiosos em imóveis alugados

20230216 templos religiososMudança foi feita através de Projeto de Lei Complementar aprovado em dois turnos na Câmara de Hortolândia

A Câmara de Hortolândia aprovou na última segunda-feira (13 de fevereiro) um Projeto de Lei Complementar que prevê a isenção de pagamento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para espaços de templos religiosos, mesmo quando os locais são alugados. A proposta foi aprovada em dois turnos e agora segue para sanção do Prefeito Zezé Gomes pra entrar em vigor.

O Brasil é um país laico, por não adotar oficialmente nenhuma denominação religiosa. Atualmente existem leis que asseguram a liberdade religiosa e a imunidade tributária aos templos de qualquer culto. E O PLC nº 13/2022, de autoria do Poder Executivo, fez uma adequação no atual Código Tributário Municipal, para se adequar à Emenda Constitucional 116/2022, que faz mudanças significativas na legislação tributária nacional. Por isso o PLC aprovado pelos vereadores fez as alterações excluindo o pagamento do IPTU para os templos de qualquer culto, mesmo quando estão instalados em imóveis que não sejam próprios, ou seja, alugados.

Pelos templos não serem comerciais, mantendo-se através de doações de seus fiéis, a não cobrança tributária permite que o valor arrecadado seja utilizado de forma mais ampla, destinando-os aos projetos voltados para a sociedade, obras no imóvel, compras de equipamento para os cultos, promoção de eventos, obras de caridade e assim por diante. Vale ressaltar que um ponto importante a favor do direito de imunidade tributária: a equidade entre todas as entidades religiosas. Não há privilégios tributários para templos específicos, o direito é igual para todos.” comentou o presidente da Câmara, o vereador Edivaldo Sousa Araújo (PSD).