Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Câmara participa de entrega de kits a gestantes

Câmara participa de entrega de kits a gestantes

20230201 kit maternidadeMulheres receberam cesta com vários itens ofertadas pelo Fundo Social de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia entregou nesta terça-feira (31 de janeiro) 66 kits maternidade para gestantes atendidas pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Jardim Novo Ângulo e Jardim Amanda. A entrega realizada através do Programa Cuidar contou com a presença do presidente da Câmara de Hortolândia, o vereador Edivaldo Sousa Araújo (PSD), do prefeito Zezé Gomes, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos.

O Programa Cuidar foi lançado oficialmente em outubro do ano passado e entrega a gestantes da cidade kits maternidade compostos de vários itens que ajudarão às mães nos cuidados com os bebês. Ele é um programa multidisciplinar que envolve servidores do Fundo Social, e também das Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico.

O objetivo do programa é acompanhar toda a gestação das mulheres, o parto e todo o desenvolvimento inicial da criança, com a ação das várias Secretarias. Idealizado pela Presidente do Fundo Social Maria dos Anjos, e já atendeu, desde o final do ano passado, cerca de 500 gestantes. “Esse programa conta com a participação de muitas mãos e cada secretaria tem uma missão importante. O Fundo Social faz a identificação das gestantes, sendo um agente facilitador na interlocução entre as diversas secretarias participantes do programa. A partir dessa identificação, a gestante passa a contar com uma série de benefícios, garantindo uma assistência plena”, explicou Maria dos Anjos.

Esse Programa é muito especial e está ajudando diversas famílias. As mulheres são acompanhadas em diversas frentes, como pré-natal, serviços odontológicos, informações sobre parto humanizado, atendimentos às gestantes em situação de vulnerabilidade, com encaminhamento para programas sociais, garantia de vagas em creches e também acompanhamento para inclusão das mães desempregadas no mercado de trabalho”, explicou o vereador Edivaldo.

Nosso Governo tem por objetivo cuidar de pessoas, desde a gestação até o nascimento. Zelamos pelo bem-estar da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Todas essas etapas da vida merecem ser acompanhadas e, por meio do Programa Cuidar, estamos fazendo esse trabalho junto às gestantes e bebês”, destacou o prefeito Zezé Gomes.

Kit Maternidade

O kit é composto por dois macacões, em suedine, 100% algodão, com pernas e mangas longas; Dois bodies de manga longa, em suedine liso, 100% algodão, com abertura na parte inferior; Duas calças compridas, em suedine liso, 100% algodão, com elástico na cintura e punho; Um pacote com três pares de meias para o bebê; Um pacote com três pares de luvas para o bebê; Um conjunto de enxoval, confeccionado em tricô, com touca, macacão com colarinho tipo punho e manta; Uma toalha de banho para o bebê, com capuz e forro em fralda; Um cobertor infantil, 100% algodão; Um pacote de fraldas de tecido com três unidades, 100% algodão; Dois pacotes de fraldas descartáveis com 20 unidades cada, tamanho P infantil; Um pacote de toalhas umedecidas infantis com 120 unidades; Um creme para prevenção de assaduras; Um frasco de sabonete líquido; Um termômetro digital com alarme sonoro; Uma banheira plástica com apoio para as costas. Uma mochila maternidade, em nylon, com porta-mamadeiras.