Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Programa prevê auxílio psicológico para afetados pela pandemia

Programa prevê auxílio psicológico para afetados pela pandemia

20221006 saude mentalNúmero de pessoas com doenças mentais aumentou em decorrência da pandemia e como sequela da Covid, atendimento é essencial para cuidar da população

A depressão é uma doença que atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo, e há ainda 264 milhões com transtorno de ansiedade. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a pandemia de Covid-19 deixou a situação ainda mais preocupante. Buscando solucionar este problema que atingiu profundamente a população de Hortolândia, foi aprovado na Câmara de Hortolândia, na última segunda-feira (03 de outubro) um Projeto de Lei que cria o Programa Mente Saudável.

Segundo a OMS, no Brasil 5,8% da população tem depressão e 9,3% sofre de ansiedade, e com a piora e aumento dos casos durante a pandemia e também por sequelas da Covid, a OMS emitiu um alerta para a crise de saúde mental. Segundo a agência os governos devem dar prioridade para este tipo de doença, e é isso o que pretende fazer o Programa aprovado através do PL nº 63/2022, de autoria do vereador Reginaldo Roberto Rodrigues da Costa, o Régis da Serralheria (PSB).

Muitas pessoas já sofriam com problemas de depressão e ansiedade, a pandemia intensificou em muitas pessoas, trouxe a tona de quem nunca tinha passado. Há também pessoas que tiveram como sequela da Covid problemas psicológicos e físicos, levando a necessidade de atendimento para ter uma saúde mental boa. Nosso objetivo é oferecer esse atendimento a essas pessoas pelo SUS, pois a maioria não têm acesso aos planos de saúde”, comentou o vereador.

A proposta ainda precisa ser analisada pelo Prefeito Zezé Gomes para receber sanção ou veto, prevê a promoção da saúde mental e atenção aos problemas psicológicos decorrentes da pandemia de Covid-19. Os atendimentos previstos podem ser oferecidos através de parcerias entre as Secretarias Municipais envolvidas e organizações sociais de psicologia cadastradas no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.