Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Projeto prevê postos de coleta para agulhas e lâminas

Projeto prevê postos de coleta para agulhas e lâminas

20220331 perfurocortantesObjetivo é evitar o descarte incorreto no lixo comum e dar a correta destinação

Os vereadores de Hortolândia aprovaram na última segunda-feira (28 de março) um Projeto de lei que trata da instalação de postos de coleta para descarte de lâminas, agulhas e seringas. A proposta 147/2021, é de autoria do vereador Edivaldo Souza Araújo (PSD).

De acordo com o Projeto, estabelecimentos como pet shops, clínicas veterinárias; farmácias e clínicas médicas particulares ficam obrigados a instalar, em locais visíveis, pontos para recebimento de descarte de agulhas, lâminas de barbear e seringas, e depois sua correta destinação, em acordo com a regulamentação da Anvisa.

Esses materiais causam diversos riscos ambientais caso sejam descartados de maneira incorreta, indo parar em aterros sanitários comuns, também oferecem grandes riscos aos coletores de lixo e de recicláveis. A proposta para ser colocada em prática ainda precisa passar pelo prefeito Zezé Gomes (PL) para análise e possível sanção.