Página Inicial > Notícias > Últimas Notícias > Governo lança programa de capacitação para jovens e adultos

Governo lança programa de capacitação para jovens e adultos

20220317 onyx lorenzoni 1Programa vai beneficiar pessoas de Hortolândia com bolsa de meio salário-mínimo e capacitação em áreas importantes para a cidade

O Governo Federal anunciou na manhã da última sexta-feira (11 de março), durante evento em Campinas, um programa para capacitação de jovens e pessoas acima 50 anos que será destinado para todas as cidades do Estado. Hortolândia será uma das beneficiadas e poderá escolher os cursos oferecidos para suprir suas necessidades em diversas áreas.

O novo programa foi apresentado pelo Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e contou com a presença de autoridades de diversas cidades do Estado. Segundo o Ministro, o projeto visa atender a população de 18 a 29 anos e adultos com mais de 50. “Inicialmente atenderemos pessoas até o final de dezembro deste ano, mas já negociamos com a Câmara dos Deputados para estender até 2023, buscando minimizar os danos causados pela pandemia”, explicou.

Serão oferecidos aos participantes uma bolsa no valor de meio salário-mínimo, para trabalho de meio período, além de capacitação oferecida em parceria com Senai, Senac e Sebrae. “As prefeituras inscritas terão autonomia para escolher as áreas mais interessantes para suprir suas demandas e também para escolher a quantidade de pessoas que participarão do programa”, explicou o Ministro. O objetivo é aumentar a quantidade de pessoas empregadas, dando a elas novas oportunidades e diminuindo a burocracia de contratações para as prefeituras.

A Câmara de Hortolândia esteve representada pelo presidente da Câmara, o vereador Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL), que comentou sobre a importância do programa para a cidade. “Esse projeto vai gerar condições de capacitação para pessoas que não tiveram seu primeiro emprego ainda, em uma faixa de 18 a 29 anos, ou seja, pra nossa juventude, mas, também, para aqueles que têm mais de 50 anos, que já tiveram uma experiência de trabalho e por algum motivo foram demitidos e não conseguiram ser reinseridos no mercado de trabalho, porque mercado tem viés muito interessante e triste também, porque o jovem é novo demais e não tem experiência e quando a pessoa passa dos 50 acaba sendo experiente demais para o mercado. O programa alcança esses dois polos e vai gerar qualificação e capacitação favorecendo demais a população do nosso município”.

O Secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, explicou que Hortolândia tem o Cadastro Único, que é onde o novo programa do governo federal será baseado para achar a população mais vulnerável que será atendida. “O programa é espetacular, pois poderemos trabalhar a nossa perspectiva que atenderá melhor a população de Hortolândia, e além de oferecer uma bolsa, ainda daremos oportunidade de qualificação, para que ele crie um novo caminho”, comentou o secretário.

Também estiveram presentes no evento o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, o presidente da Câmara de Campinas e do Parlamento Metropolitano da RMC, Zé Carlos, o presidente Nacional do INSS, José Carlos Oliveira, deputados estaduais, prefeitos e vereadores de várias cidades da RMC e de outras partes do Estado de São Paulo.